35ª edição da Oktoberfest é marcada por diversas atrações

35ª edição da Oktoberfest é marcada por diversas atrações
Foto: Reprodução

Monday, 22 October 2018

Além disso, até este sábado, cerca de 500 mil pessoas que passaram pelas entradas da Oktoberfest puderam desfrutar de 208 pratos, dos mais tradicionais, até as opções para veganos e vegetarianos.

Após 18 dias de festa, a 35ª Oktoberfest vai chegando ao fim. Até aqui milhares de pessoas já puderam acompanhar diversas atrações, seja nos desfiles na Rua XV de Novembro ou nos quatro setores do Parque Vila Germânica.

Desde a sangria do barril, no primeiro dia, até a escolha das realezas da 36ª Oktoberfest, que ocorre neste domingo, dia 21, a partir das 20h, no Eisenbahn Biergarten, 67 bandas passaram pelos palcos da maior festa alemã das Américas. Entre elas, três vieram diretamente da Alemanhã, como a Trachtenkapelle Hesslar, Rotzlöffl e a VoXXclub. A última já fez sucesso em 2016, quando passou pela cidade. O grupo é formado por cinco rapazes e suas canções são conhecidas pela mistura de músicas folclóricas, tradicionais alemãs, com ritmos populares como o eletrônico, o  pop e o rock. A última oportunidade de companhar a VoXXclub neste ano em Blumenau, é neste domingo, no setor 1, a partir das 22h15.

Já os desfiles na Rua XV de Novembro foram uma atração à parte. Além de contar com as tradicionais atrações, como os grupos de danças, bandas e os carros alegóricos, este ano, as paradas na via mais conhecida da cidade contaram com duas novidades. Uma delas é o Kartoffelwagen, Carro da Batata, que surgiu com o objetivo de cultivar a gastronomia alemã. A outra é o LebKuchen,  Carro da Bolacha, que é  um símbolo presente em muitas festas alemãs pelo mundo. Para a blumenauense Carla Maria Oeschsler, 47 anos, que participa da festa desde a sua primeira edição, existem vários atrativos, mas um é especial. "Eu acho o desfile na Rua XV a grande atração, é muito bonito, ainda mais agora com os carros novos. Vale muito a pena", afirma.

Além disso, até este sábado, cerca de 500 mil pessoas que passaram pelas entradas da Oktoberfest puderam desfrutar de 208 pratos, dos mais tradicionais, até as opções para veganos e vegetarianos, além das diversas opções de chopes, das oito cervejarias, sendo duas estreantes nesta edição.

Quem gosta de diversão pôde também aproveitar durante essas três semanas de festa, o parque Tupã, com seus brinquedos, como o auto choque, crazy dance, barco pirata,  entre outros, bem como os concursos de fritz e frida, chope em metro, serrador, bratwurst em metro e as atividades dos clubes de caça e tiro. "Sempre que venho gosto de participar do estande de tiro ao alvo. Para mim, esta, além dos vários tipos de chope, é uma das grandes atrações", relata Semei Tarcisio Zaniz, 67 anos, morador de Gaspar.

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE