Pessoas com deficiência visual têm experiência sensorial no Desfile de Natal

Pessoas com deficiência visual têm experiência sensorial no Desfile de Natal
Foto: Divulgação

Monday, 26 November 2018

O desfile ocorreu na rua Alberto Stein, às 20h30.

Neste sábado, dia 24, às 20h30, ocorreu o terceiro desfile do Magia de Natal, mas este contou com uma atividade especial. Um grupo de pessoas com deficiência visual que faz parte da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braile de Blumenau (ACBB) e da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), foi levado aos bastidores do desfile, onde puderam tocar os bonecos e as alegorias que desfilaram. Em seguida, a turma se acomodou em espaço reservado em frente à casa do Papai Noel, onde foram disponibilizadas cadeiras e fones de ouvido para a audiodescrição simultânea do desfile.

A audiodescrição não é novidade nos desfiles do Magia de Natal. “Esse é o 3º ano que realizamos a audiodescrição, e pretendemos continuar. A iniciativa vai além da inclusão de um grupo específico, indo ao encontro também da proposta do evento, que é levar a Magia de Natal a todos”, explica Vania Gayo Ribeiro, gerente de planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer e locutora da audiodescrição do desfile.

Desfiles do Magia de Natal 2018

Este ano os desfiles do Magia de Natal têm como tema A Magia dos Contos de Fadas. Marion Bubeck, idealizadora deste conceito e designer das alegorias, explica que os contos de fadas são transmitidos de geração em geração há muitos anos e que fazem parte da vida das pessoas, influenciando inclusive em sua formação. “Os contos de fadas fazem parte da nossa vida, pois são contados há séculos, muito antes de existirem os desenhos animados. E o Natal é uma época onde a imaginação e o lúdico são acessados por pessoas de todas as idades. Veio daí a inspiração para este tema”, explica Marion.

Cada bloco das apresentações tem como referência uma popular história infantil. São 49 atrações, entre blocos e carros alegóricos inspirados em contos clássicos como Alice no país das maravilhas, do escritor inglês Lewis Carrol, Chapeuzinho Vermelho, do francês Charles Perrault, a Branca de Neve, de Jakob Grimm, entre outros. A história do nascimento do menino Jesus, dos três Reis Magos e a história do Natal também são representadas. As fantasias e alegorias foram inspiradas nestes clássicos originais.

Os desfiles de Natal ocorrem na rua Alberto Stein e são gratuitos. Quem preferir assistir as apresentações com mais conforto, pode adquirir ingressos para a arquibancada, montada em frente ao Ginásio Galegão, no site do evento https://www.magiadenatal.com.br/novo/desfiles/ pelo valor de R$12 (meia-entrada) e R$24 (inteira). Ingressos podem ser adquiridos também nos dias dos desfiles e nos demais dias no ponto de informações localizado no Eisenbahn Biergarten. Os Desfiles de Natal ocorrem ainda nos dias 24 de novembro e 1, 8 e 15 de dezembro.

Programação

- Desfiles Temáticos (24 de novembro e 1, 8 e 15 de dezembro, às 20h30)
- Cerimônia de acendimento das luzes na Vila de  Natal (diariamente às 20h30)
- Casa do Papai Noel
- Mini Cidade da Neve
- 1ª Exposição Franciscana de Presépios Internacional
- Oficina de pintura de biscoitos, oficina de Guirlandas de Natal, oficina de Presépio e oficina de Cartões de Natal
- Passeio de trenzinho
- Espaço Gastronômico
- Mercado de Natal
- Roda Gigante e Carrossel
- Dia de São Nicolau (dia 06/dez)
 Cantatas de Natal (na rua XV de Novembro, nº1050, às 11h, dias 24/Nov, 1, 8 e 15/dez)
- Árvore da Solidariedade, com a doção de leite (até dia 15/dez)
- Pelznickel (sábados e domingos, das 21h às 22h)
- Natal nos Bairros (26/nov e 3, 6, 17 e 18/dez)

E os horários de funcionamento da Vila de Natal

- Abertura 10/nov - das 18h às 22h30
- Segunda à sexta-feira - das 18h às 22h30
- Sábados - das 12h às 23h30
- Domingos - das 12h às 22h30
- Dia 24/dez - Das 12h às 16h
- Dia 25/dez - aberto apenas para contemplação da decoração. Nesta data as atrações não funcionarão. A área gastronômica abre das 15h às 22h30
- Dia 30/12 - das 12h às 16h

O Magia de Natal ocorre de 10 de novembro a 30 de dezembro, no Parque Vila Germânica. O evento é organizado pela prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, e pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) com apoio do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal. As empresas que patrocinam o Magia de Natal, por meio da Lei Rouanet são: Havan, Caixa Econômica Federal, Engie, HBSIS, Pacífico Sul, Senior Sistemas, Alterburg, Land Rover/Top Car, Cetil, Coremma, Unifique, BRDE, Feel Clean, Madrugadão, Carton Druck, Rovitex, Breitkopf, Blumenau Iluminação, Baumgarten, Muller, WK Sistema, Segalas, Gráfica 43, Agrosul, Multibom, Publica, Condor, Construcolor, Gráfica 3 de Maio.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE