Conheça os pontos turísticos das cidades-sede da Copa América

Conheça os pontos turísticos das cidades-sede da Copa América
Foto: Divulgação

Tuesday, 11 June 2019

Em Salvador, torcedores podem combinar futebol com turismo em roteiros que revelam o melhor da terra do axé e do dendê

Ela foi a primeira capital do Brasil, é conhecida por sua diversidade cultural e belezas naturais, pela culinária regada a azeite de dendê e pimenta, além de ser a terra do axé music e uma das principais "embaixadas" do nosso Carnaval. Impossível ler a descrição e não pensar no astral peculiar de Salvador, uma das cinco cidades-sede dos jogos da Copa América 2019, competição que começa nesta sexta-feira (14). A capital baiana é a primeira da série preparada pela Agência de Notícias do Turismo, que durante a semana vai apresentar pontos turísticos das capitais do evento que vai #AlémDoFutebol.

Torcedores que irão aos estádios para vibrar com a festa esportiva também vão poder experimentar o melhor dos "Brasis" que serão o cenário da competição. Em Salvador, quem gosta de história, cultura e a arquitetura, tem um motivo a mais para ir ao Pelourinho. Reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o centro histórico reúne igrejas do período barroco brasileiro e casarões seculares como o que foi cenário para a gravação de um clipe do astro pop Michel Jackson na década de 90. Além disso, o local é um grande centro de experimentação da culinária baiana, onde podem ser provados os principais pratos que compõem a identidade gastronômica do estado: acarajé, caruru e vatapá. O legítimo batuque do Olodum, bloco-afro do carnaval baiano, também está entre as atrações imperdíveis.

Para quem quer sol e mar, as praias de Itapoã e da Barra são referências para moradores e visitantes. A primeira é tão "queridinha" que já foi homenageada até mesmo em versos e músicas de Vinicius de Moraes e Caetano Veloso. É famosa por pontos como o farol, além de ser envolvida por pedras, águas claras, coqueiros e as piscinas naturais que são formadas em momentos de maré baixa. Já a da praia da Barra, que fica próxima ao centro da cidade, é uma das indicações para quem busca águas calmas e quentes, ideal para quem levou a família toda turistar na Copa.

Cartão-postal de Salvador (BA), o Farol da Barra é mais um atrativo no roteiro da cidade. Com uma vista belíssima para a Baía de Todos os Santos, é perfeito para quem quer ver o sol se pôr no mar, nos fins de tarde. É o caso também do Elevador Lacerda, primeiro elevador público do mundo, que oferece uma visão panorâmica da capital, além de ser o principal acesso entre as cidades Alta e Baixa. O monumento chega a transportar 900 mil passageiros por mês, em um percurso de 30 segundos de duração.

Quem está em Salvador não pode deixar de passar pelo Mercado Modelo e levar um pouquinho da Bahia para casa. Artigos como pimentas, roupas, redes, bordados, farinhas, tapioca, geleia de cacau, cocada e camarão defumado podem ser adquiridos nas bancas locais. Há ainda o artesanato típico, como a tradicional boneca Baianinha de Salvador (feita de barro e pintada à mão) e os instrumentos musicais de origem africana, tudo vendido em uma atmosfera de alegria, música e calor humano típico do povo baiano.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

Torcedores e viajantes podem procurar os três Centros de Atendimento ao Turista (CATs) para ter acesso a mais informações e orientações sobre os prontos turísticos da capital - eles estão no aeroporto, no Pelourinho e no shopping da Barra, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Os CATs estreitam o contato entre o visitante e a cidade.

VEJA A TABELA DE JOGOS NA ARENA FONTE NOVA, EM SALVADOR:

Argentina x Colômbia, Grupo B - 15 de junho, às 19h
Brasil x Venezuela, Grupo A - 18 de junho, às 21h30
Equador x Chile, Grupo C - 21 de junho, às 20h
Colômbia x Paraguai, Grupo B - 23 de junho, às 16h
1º C x 3º A ou B (jogo 22), quartas de final - 29 de junho, às 16h


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE