Turismo Industrial é destaque em congresso internacional

Turismo Industrial é destaque em congresso internacional
Foto: Divulgação

Monday, 19 August 2019

Evento reúne cerca de 400 pessoas entre empresas e especialistas do setor pela primeira vez no Brasil

O Ministério do Turismo participou, entre os dias 15 e 17 de agosto, do 1º Congresso Internacional de Turismo Industrial, sediado em São Bernardo do Campo (SP). O evento reuniu cerca de 400 pessoas do Brasil e de países como França, Portugal e Argentina com o intuito de debater e trocar experiências vividas por empresas que atuam neste segmento. O Turismo Industrial já é realizado - com sucesso - em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e até fábricas de chocolate, de norte a sul do país.

A coordenadora de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes, destacou que a Pasta tem observado de perto o potencial deste segmento, importante para o desenvolvimento de regiões turísticas como a do ABC Paulista. “Temos visto o quanto este tipo de turismo tem interessado os turistas e movimentado a economia. Um evento assim, a nível internacional, tem grande importância para que possamos ver as experiências exitosas e leva-las para outros lugares com potenciais para o turismo industrial”.

Ainda em sua fala, Ana Carla apresentou as ações que o Ministério do Turismo está realizando na ponta para desenvolver o turismo no país e fazer com que ele se torne cada vez mais um marco na agenda econômica do governo. “O nosso intuito é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, com atenção às especificidades e à diversidade da oferta turística de cada estado ou região”, finalizou.

Durante os três dias de evento, os participantes puderam assistir a palestras, painéis, mesas-redondas, exposições, mostras, visitas monitoradas e salas temáticas. Além do Ministério do Turismo, estão presentes representantes de empresas da cidade e de outros estados do país. O evento conta ainda com a participação de uma iniciativa internacional: o Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, Portugal.

Sede do evento, São Bernardo do Campo (SP) é considerado um dos principais polos da indústria automobilística nacional. Anualmente, a cidade recebe cerca de 7 mil turistas vindos de todo o país e exterior interessados em conhecer os processos produtivos das empresas locais. No Brasil, além de São Bernardo, outras cidades como Vila Velha (ES), Joinville (SC) e a Serra Gaúcha aproveitam as indústrias para diversificar o setor.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE