Cidades do Circuito Guimarães Rosa terão nova identidade visual

Cidades do Circuito Guimarães Rosa terão nova identidade visual
Foto: Divulgação

Thursday, 22 August 2019

Locais receberão totens e portais, que vão ajudar a contar a história do escritor e sua identificação com a região mineira.

Municípios do Circuito Guimarães Rosa, importante região turística de Minas Gerais, vão ganhar, em breve, uma nova identificação visual. Graças a uma parceria com o Ministério do Turismo, as dez cidades que integram o grupo vão receber totens e portais, que vão ajudar a contar a história do escritor e sua identificação com a região.

A confirmação do investimento foi feita pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), em Brasília (DF). Serão investidos cerca de R$ 800 mil para instalação dos equipamentos, sendo que os dez portais previstos no projeto serão instalados na entrada dos municípios e os 80 totens vão ser espalhados por praças, trevos e pontos turísticos das localidades.  O processo, a partir de agora, será analisado pela equipe técnica do MTur e ainda não há uma previsão para as obras de instalação.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou a importância das obras para a região. “Este circuito é extremamente importante para Minas, já que conta a história de um dos grandes escritores do estado, do Brasil e do mundo. Temos que unir forças para criar uma infraestrutura e valorizar o turismo nestas localidades, para atrair mais investimentos e turistas. Só assim será possível estimular a economia e gerar emprego e renda”, disse.

Para o gestor do Circuito Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, essa parceria irá potencializar o setor de viagens nesta região. “Somos o único circuito que possui uma identidade lúdica. Estes portais vão ajudar a identificar as nossas cidades e com certeza vai fortalecer o turismo”.

O Circuito Turístico Guimarães Rosa nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão de Minas para conhecer as paisagens e os lugares onde se passam as histórias do autor. Neste trecho, inspirado na vida e na obra do escritor, são realizadas diversas atividades, como expedições, encontros culturais, caminhadas eco-literárias e a narração de histórias. Atualmente, fazem parte do circuito os municípios de Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora e Presidente Juscelino, além da Basílica de São Geraldo em Curvelo.

Reunião - Além do ministro Marcelo Álvaro Antônio e do gestor do Circuito, Marco André Malaquias, participaram da reunião os prefeitos de Inimutaba, Rafael Dotti de Carvalho; de Presidente Juscelino, Ricardo Castro Machado; e de Morro da Garça, José Maria Castro; o vice-prefeito de Pirapora, Orlando Pereira Lima; a deputada federal Greyce Elias (Avante/MG) e integrantes das equipes técnicas dos municípios e do próprio Ministério.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE