Publicado edital de licitação para a gastronomia da Oktoberfest

Publicado edital de licitação para a gastronomia da Oktoberfest
Foto: Reprodução

Wednesday, 29 March 2017

Edital visa remodelar a Praça de Alimentação, resgatando elementos da cultura germânica.

Foi publicado nesta terça-feira, dia 28, o edital de licitação de espaços para comercialização de alimentação e souveniers durante a 34ª e 35ª Oktoberfest e a Sommerfest 2018 e 2019. Ao todo, são 15 pontos de venda de diferentes cardápios, de acordo com o Conceito Haus (casa, em alemão). Os interessados em participar da concorrência devem pedir o edital por meio do e-mail licitacoes@blumenau.sc.gov.br ou acessar o link. Os envelopes serão abertos no dia 27 de abril, às 9h.

O novo edital visa remodelar a Praça de Alimentação, resgatando dois dos mais importantes elementos presentes na cultura germânica: a arquitetura e os jardins. A influência da arquitetura é visível nas construções estilo enxaimel, facilmente identificada nos prédios com estruturas aparentes de madeira e paredes de tijolos maciços, introduzida pelos colonizadores e ainda presente em alguns imóveis da cidade.

Nesta nova proposta, a arquitetura estará evidente por meio da representação de elementos construtivos clássicos da colonização germânica, não só como a no estilo enxaimel, mas também com torres e telhado de mansarda, recriando o charme dos casarios antigos. Já os belos jardins, marca registrada da nossa cidade, também estarão presentes na Praça de Alimentação, se misturando graciosamente com a arquitetura e brincando com as cores das edificações. A ideia é simbolizar o carinho e capricho com que o blumenauense cuida de suas casas e da cidade.

Novidade na Gastronomia

Na gastronomia, a novidade fica por conta da inclusão de um novo ponto do venda: a Klops Haus ou Casa do Pão com Bolinho. Como o próprio nome já diz o espaço irá comercializar o tradicional pão com bolinho e o Frikadeller.

Outra medida é a inclusão de um ponto para venda de alimentos e bebidas funcionais. O espaço se chamará Glutenfrei Haus (Casa Glúten Free) e servirá opções como escondidinho sem glúten, cuca sem glúten, sanduíche vegetariano, sanduíche vegano e cerveja sem glúten. 

Especialização e fornecedora oficial

Após a abertura dos envelopes, os permissionários dos espaços deverão participar de uma palestra a ser ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o tema "Técnicas de atendimento ágil em eventos de gastronomia". A palestra será realizada em datas a definir, uma vez ao ano, sempre nos meses de agosto. A ideia é proporcionar um atendimento ainda mais qualificado aos visitantes da Oktoberfest e Sommerfest.

Além disso, todos os permissionários dos pontos de alimentação deverão adquirir, obrigatoriamente, os produtos ou insumos que serão vendidos nos pontos de venda da fornecedora oficial de alimentos da Oktoberfest, em caso de haver uma.

Texto: Felipe Rodrigues


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE