Tradição, cultura e arte, além dos setores Oktoberfest

Tradição, cultura e arte, além dos setores Oktoberfest
Foto: Divulgação

Wednesday, 16 October 2019

Muros do Parque Vila Germânica recebem intervenção do artista plástico Jean Tomedi.

Quem passar pelas ruas Humberto de Campos e Itapiranga se deparará com uma novidade no cenário: os muros do Parque Vila Germânica estão recebendo uma nova pintura, assinada pelo arquiteto e artista plástico, Jean Tomedi. Ele já é responsável pela arte do prolongamento que homenageia o fundador da cidade e agora, tem como desafio, retratar fragmentos da Oktoberfest e de Blumenau no local.

Através do olhar sensível do artista, o folclore, as roupas típicas, a dança e a gastronomia prometem chamar a atenção de todos aqueles que passam pelo Parque. Além disso, as cheias de 1983 e 1984, que marcaram tanto na história da cidade, também estarão presentes, bem como o processo de construção da colônia Blumenau. "Tudo isso retratado num traço próximo ao realista, com pinceladas brutas e expressivas", comenta Tomedi.

De acordo com o artista, a técnica utilizada, mista, reúne vários elementos, que juntos, compõe todo o universo sensível e minimalista que ele busca. As cores utilizadas iniciam com  preto e branco, mas pode haver detalhes em verde, dourado e amarelo e vermelho, que remetem a cultura alemã, tão presentes em nossa região. "Gosto de utilizar as cores da bandeira da Alemanha, pois são muito presentes em nossa cultura e dia a dia", afirma.

Ainda segundo Tomedi, o conceito do muro é de valorização, respeito e interatividade com quem passar pela obra. “Meu objetivo é gerar curiosidade daqueles que passam por aqui, para que busquem e conheçam um pouco da história de Blumenau; ele será diferente de todos os outros muros que fiz”, destaca.

O trabalho de Jean integra o projeto da Rota da Arte Urbana de Blumenau, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, onde o município tem viabilizado espaços públicos para expressão da Arte de Rua. Oficinas, grupos coletivos e trabalhos autorais vem ganhando cada vez mais espaço na cidade.

Sobre o artista

Jean Tomedi é Artista plástico e Arquiteto e Urbanista, formado pela FURB. Ele, que faz parte do Coletivo de Arte BALBÚRDIA em Blumenau, tem a arte em seu DNA. Filho de artistas plásticos, foi criado entre telas, tintas e pincéis.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE