Oktober preserva história dos colonizadores

Oktober preserva história dos colonizadores
Foto: Divulgação

Monday, 21 October 2019

Atividades recreativas ocorrem no Setor 1, enquanto apresentações folclóricas podem ser vistas diariamente em todos os pavilhões.

Falar em Oktoberfest também é preservar nossas raízes e tradições germânicas. Nossa cultura de mais de um século e meio de existência segue até os dias de hoje, valorizada não apenas pelos nativos blumenauenses, como também pelos turistas que aqui desembarcam. 

No mês de outubro durante a Oktoberfest, turistas e blumenauenses tem a oportunidade de prestigiar os cerca de quarenta Clubes de Caça e Tiro da região, tanto nos tradicionais desfiles realizados na Rua XV de Novembro, como também nas atividades recreativas apresentadas no Parque Vila Germânica, como tiro ao alvo, pássaro ao alvo, bagatela e também a bocha 48. 

Para participar destas atividades é muito fácil. Todas ocorrem aos fundos do Setor 1 e por valores bem acessíveis ao público da festa. O Rei do Tiro com seis disparos disponíveis pode ser praticado pelo valor de R$ 7, enquanto todas as demais brincadeiras custam R$ 5. 

Segundo um dos responsáveis pelas recreações dos Clubes de Caça e Tiro na Oktoberfest e diretor cultural do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, Hélcio Liesenberg, os turistas prestigiam bastante as atividades. “Aqui é o local onde a diversão é em família, onde o pai tenta ensinar o filho e até a esposa se autodesafia para conseguir o objetivo da brincadeira”, avalia. 

Outra parte da festa também tradicional são as apresentações dos grupos folclóricos da região, que diariamente se apresentam nos pavilhões do Parque Vila Germânica. Caso do Grupo Folclórico Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt, que em português significa “Grupo de Danças e Entretenimentos Cidade Jardim” e foi fundado em 2 de junho de 1996. 

Um dos membros do grupo que se apresenta na Oktoberfest desde 2014, Diego Luis Peters, explica que é gratificante representar as tradições dos colonizadores germânicos. “A energia nos desfiles e nos próprios pavilhões é super positiva e a receptividade do público é bastante comovente, pela interação deles com o grupo”, salienta. 

As apresentações folclóricas prosseguem na programação da festa até o dia de encerramento da Oktoberfest, no domingo dia 27, sempre com aparições de 15 minutos e em todos os setores do Parque Vila Germânica. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE