Paraiba e Pernambuco já estão com as praias limpas

Paraiba e Pernambuco já estão com as praias limpas
Foto: Divulgação

Sunday, 03 November 2019

Constatação foi divulgada na noite da última sexta-feira (01), pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA).

O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal, formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informou na noite desta sexta-feira (1/11) que os estados da PB e PE estão com as praias limpas.

As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento: Japaratinga, Piaçabuçu, Barra de São Miguel, Coruripe e Feliz Deserto em Alagoas; Cairu, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro e Trancoso, na Bahia; Icapuí, no Ceará; Nízia Floresta, em Rio Grande do Norte; Aracaju, em Sergipe. Vale informar que os boletins são divulgados diariamente pelo grupo, sendo passível de alterações.

A limpeza das praias é efetuada do nascer ao pôr do sol, diariamente, com a participação de todos os órgãos envolvidos no trabalho, contando com a expressiva participação de voluntários. Ao final do dia, essas informações são computadas pelos órgãos responsáveis e enviados ao GAA, para consolidação.

Até esta sexta-feira (1/11), de acordo com o levantamento feito pelo IBAMA, foram contabilizadas, aproximadamente, 3.800 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte desse material é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Até o momento, mais de 3.370 militares da MB, 26 navios, sendo 22 da MB e 4 da Petrobras, 7 helicópteros, sendo 3 da MB, 2 do IBAMA e 2 da Petrobras, 7 aeronaves de asa fixa, sendo 6 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 1 do IBAMA, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do IBAMA, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

A Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, em fase final de planejamento, terá início a partir da próxima semana. A MB realizará, em conjunto com o EB e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das Águas Jurisdicionais Brasileiras.

As investigações deste crime ambiental cometido contra o nosso País continuam em curso e todos os esforços para elucidação dessa tragédia inédita na história marítima mundial vêm sendo empregados desde o início de setembro.

AJUDA - As empresas PetroRio, Shell e Equinor doaram, nesta sexta-feira (1/11), mais de 7.000 kits de equipamentos de proteção individual (EPI), que serão distribuídos nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, na Bahia.

Na próxima semana, serão planejados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) treinamentos de limpeza de praia, para todos os envolvidos, de modo a incrementar as ações de limpeza das regiões afetadas pelo óleo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE