Desfiles do Magia de Natal fascinam integrantes e turistas em Blumenau

Desfiles do Magia de Natal fascinam integrantes e turistas em Blumenau
Foto: Divulgação

Monday, 02 December 2019

m grupo com 480 personagens leva sorriso e emoção para as milhares de pessoas que prestigiam a atração. Ela ocorre semanalmente na Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica.

Quarenta e cinco minutos de encanto para quem assiste e semanas de ensaio, nervosismo e preparação para os que participam. Mas quando esses dois grupos se encontram a emoção toma conta tanto de quem está dentro da área de apresentação, como daqueles que estão do outro lado prestigiando. Uma das atrações mais aguardadas do Magia de Natal, em Blumenau (SC), é o desfile temático. São 480 personagens que levam fascinação através de dezenas de alegorias que remetem ao período mais simbólico do ano.

Vestida de flor, Ana Maria Rovigo, de 16 anos, desfila no Magia de Natal desde os 11. “Eu espero o ano inteiro por esse momento. Pra mim é a melhor época, pois ver o rosto de todo mundo feliz é o que realmente faz a diferença”, diz. Quando integrou o grupo pela primeira vez, ainda criança, Ana contava com o auxílio da mãe, Graça Aparecida Rovigo. Encantada com o evento ao acompanhar tudo de perto com a filha, entrou para a equipe de personagens e está em seu terceiro ano consecutivo de desfile. “É maravilhoso. Minha alegria é vir pra cá e me divertir com todos, mas o mais importante é quando a gente olha nos olhos dos visitantes e percebe como essa energia é contagiante. Minha vontade é abraçar todo mundo e dizer o quanto cada sorriso é especial para nós, pois tudo isso é feito com muito carinho para eles”, conta com lágrimas nos olhos.

Fábio Hostert, 42, é ator e professor de teatro, mas no fim de ano seu principal papel é o de maquiar crianças e jovens para o desfile de Natal. Ele participa do evento produzindo os personagens desde a primeira edição, em 2011. Este ano, Fábio cuida da ala dos duendes e lembra: “teve uma vez que os ônibus com os integrantes do desfile se atrasou, não recordo o motivo, mas com isso o pessoal chegou muito em cima da hora. Foi um desespero de todos os lados para prepará-los a tempo. Em 15 ou 20 minutos tivemos que produzir muitas pessoas, foi uma loucura. Mas conseguimos. E tudo saiu perfeito como sempre”, completa.

Quem assiste a atração, independentemente da idade, demonstra no rosto a felicidade ao ver cada alegoria passar. É o caso de Flora de Oliveira, 84 anos, que veio de Florianópolis (SC) com um grupo de 46 pessoas. “Sempre que posso faço questão de conferir este lindo evento e, desta vez, aproveitei para trazer amigas que nunca vieram. É tudo muito alegre e esse desfile dá um toque especial”, destaca. Já Eduardo Casas, 29, de Blumenau (SC), assiste a atração desde a primeira edição. Com a letra da música tema do espetáculo na ponta da língua, ele garante que não perde nenhum ano. “Os desfiles são emocionantes e passam toda a magia da data”, comenta.

Programação

As atrações acontecem sempre às 20h na Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica. Em caso de chuva forte, o desfile passa a ser no Eisenbahn Biergarten, no entorno da pista de patinação no gelo. Os próximos estão marcados para acontecer nos dias 4, 7, 11, 14 e 18 de dezembro.

O Magia de Natal é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) e do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Os patrocinadores são Havan, Atacadão, HBSIS, Engie, Caixa, Senior, Pacífico Sul, Fruki, Coremma, Altenburg e TopCar. O evento conta ainda com o apoio do Parque Vila Germânica e da Prefeitura Municipal de Blumenau.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE