Centenas de pessoas prestigiam primeiro fim de semana do Natal em Indaial

Centenas de pessoas prestigiam primeiro fim de semana do Natal em Indaial
Foto: Divulgação

Monday, 09 December 2019

Paralelo ao desfile, a comunidade participou na Fundação Indaialense de Cultura do espetáculo de dança “Heitor Villa Lobos em Indaial”.

O primeiro fim de semana do 26º Natal em Indaial – A Cultura é Nosso Presente foi marcado pela participação de centenas de pessoas da comunidade nas apresentações culturais, musicais e de dança promovidas.

A programação teve início na sexta, 6 de dezembro, com a abertura oficial do Natal 2019. A praça da Prefeitura foi palco da atração. Grupos de teatro e de música dos alunos do Projeto SensibilizArte, da FIC, e da Escola Gustavo Barroso, anunciaram a chegada do Papai Noel. O público veio recepcionar em peso o bom velhinho, que chegou de rapel com a ajuda dos Bombeiros Voluntários.

Já no sábado, 7, a Fundação Indaialense de Cultura recebeu a Banda Municipal Prefeito Werner Pabst e apresentação da Ginástica Rítmica (Agiri). A noite também contou com “O Canto das Cigarras, anunciando o Natal”, apresentado pelo Grupo Terno de Reis Estrela do Oriente, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

No domingo, 8, mais uma vez a comunidade esteve em peso na Avenida Getúlio Vargas, centro de Indaial, prestigiando o desfile “Um Giro de Natal pelo Mundo”. A Secretaria de Educação trouxe a representatividade natalina cristã de alguns países dos cinco continentes: cultura do continente Africano, por meio da África do Sul e do Moçambique; do continente Americano, com os Estados Unidos, Jamaica e México; do continente asiático, com a China e a Índia; do continente Europeu com Alemanha, Finlândia, Inglaterra e Itália; e do continente da Oceania representada pela Austrália e Nova Zelândia. Para findar o desfile, o Brasil, país multicultural, trouxe uma tradição que ocorre em todo o país: A folia de Reis, mostrando essa riqueza, do Nordeste ao Sul do país.

Os países foram representados pelas Escolas: Encano Central, Arapongas, Colégio Municipal, Profª Maria da Graça dos Santos Salai, Profº Mário Bonessi, Profª Anna Alves Dias, Leopoldo Simão, Juvenal Carvalho, Profª Maria Helena Trentini Machado, Mulde, Encano Baixo – Rudolfo Alfarth, Profª Ana Lúcia Hiendlmayer, Tancredo de Almeida Neves, Profª Úrsula Kroeger e Ceja.

Paralelo ao desfile, a comunidade participou na Fundação Indaialense de Cultura do espetáculo de dança “Heitor Villa Lobos em Indaial”. Considerado ainda em vida o maior compositor das Américas, Villa Lobos tornou-se o maior expoente do nacionalismo musical brasileiro. A concepção, criação artística e direção coreográfica foi de Juliane Moraes, proprietária do Espaço Juliane Moraes Dança e Arte.

As ações gratuitas programadas para o Natal em Indaial acontecerão até 23 de dezembro. A Fundação Indaialense de Cultura (rua Dr. Blumenau, 5, Centro) está transformada no Reino Encantado do Natal - “Onde a Magia Acontece”. As tradições natalinas dividem espaço com programações variadas, como o Grandioso Concerto de Natal, apresentações artísticas e musicais, gastronomia, Passeio de Lanternas, Casa do Papai Noel, Espaço Neve, Expresso Noel e Mostra de Árvores de Natal. Confira a programação completa em: www.ficindaial.com.br.

O Natal 2019 conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Havan, Fey, Incofios, Texneo e Zandoná; produção da Fundação Indaialense de Cultura e realização do Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial da Cultura.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE