37ª Festa Pomerana celebra as tradições germânicas
Foto: DivulgaçãoFriday, 10 January 2020
Grupos folclóricos, bandas e instrumentistas aproveitam a programação na cidade mais alemã do Brasil para troca de experiências.
Pomerode (SC) é o símbolo da preservação da cultura trazida pelos imigrantes. E isso fica muito claro na programação da 37ª Festa Pomerana, que vai de 15 a 26 de janeiro de 2020: música e dança protagonizam encontros para trocas de experiências e valorização nas tradições. O público poderá acompanhar tudo de perto.
O diretor de cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode (SC), André Siewert, destaca que são duas novidades na agenda. “O grande diferencial da Festa Pomerana é a autenticidade das pessoas que se envolvem nela. Todos são apaixonados pela tradição e, quando o assunto é dança ou música, isso fica muito evidente. Por isso, decidimos valorizar ainda mais esses aspectos na programação de 2020”, comenta.
A agenda do Pavilhão Cultural terá:
• Encontro de Grupos Folclóricos: já tradicional na Festa Pomerana, esse evento reúne encantados por coreografias de várias culturas. Para 2020, já estão confirmados, além dos catarinenses, participantes do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e até um argentino. Será no dia 18 de janeiro, das 13h às 17h.
• E se é pra falar em tradição, é impossível não falar do “violino do Diabo”. O Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, no dia 19, promove uma curiosa imersão neste instrumento cheio de peculiaridades que encanta moradores e turistas.
• Também no dia 19 de janeiro, mas pela manhã, o espaço recebe o tradicional Culto em Platt, dialeto da língua alemã trazido pelos imigrantes.
• No dia 21, a dança também é a estrela do Pavilhão Cultural. Mas os protagonistas são da melhor idade. Acontecerá pela primeira vez o Encontro de Grupos Folclóricos da Terceira Idade. A programação será das 10h às 18h.
• Outra novidade da 37ª edição é o Encontro de Bandas e Orquestras. No dia 22 de janeiro, musicistas de toda a região terão um dia para trocas de experiências e apresentações em conjunto.
• Um dos instrumentos mais tradicionais tocados pelos imigrantes será celebrado no Encontro de Tocadores de Bandoneon, que acontece em 25 de janeiro na Festa Pomerana. Musicistas de todas as idades participam e promovem um espetáculo único.