Carnaval e outras opções entre os eventos do mês no Brasil

Carnaval e outras opções entre os eventos do mês no Brasil
Foto: Divulgação

Wednesday, 05 February 2020

Festas de Momo dominam atrações de fevereiro listadas em calendário do MTur, mas também há espaço para esporte, gastronomia, música e religião.

No mês marcado por uma das principais manifestações populares do Brasil, o Carnaval, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo indica várias realizações alusivas à festa espalhadas pelo país. (Acesse aqui). Além da agitação que marca badalados destinos no período, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo, celebrações de Momo também são opções oferecidas por cidades fora dos grandes circuitos.

É o caso de Campina Grande (PB), conhecida pelo imponente São João nos meses de junho e julho. Desde o último dia 1º até 19 de fevereiro, o município sedia o Campina Folia, uma prévia carnavalesca que reúne vários blocos. Também no Nordeste, Aracati (CE) se enche de trios elétricos na Avenida Principal entre os dias 21 e 25, embalados por artistas locais e nacionais e muita arte, cultura, música e diversão.

No Norte do país, Parintins (AM), palco da tradicional disputa folclórica entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso, oferece o Carnailha. De 23 a 25 de fevereiro, o município abriga foliões e blocos momescos, que agitam a região. A capital Boa Vista (RR), por sua vez, proporciona desfiles de rua, acompanhados de trios elétricos e bandas, na Praça de Eventos Fábio Paracat, entre os dias 22 e 25 do mesmo mês.

No Centro-Oeste, Caldas Novas (GO), famosa pelos banhos termais, realiza o Carnaval Antigo. Iniciado em 1º de fevereiro, o evento segue até o próximo dia 22, com uma agenda musical de marchinhas do passado e que inclui ainda desfile de carros históricos e de bonecos gigantes. Já Corumbá (MS) promove o Carnaval da Alegria - Folia Cultural no Coração do Pantanal, entre os dias 18 e 25, repleto de blocos e escolas de samba.

Os ritmos de Carnaval dão o tom ainda em Diamantina (MG). De 20 a 25 de fevereiro, a histórica cidade mineira abriga blocos de rua e shows tradicionais, com a participação de artistas regionais. E na região Sul, o município de Laguna (SC) é palco, desde 31 de janeiro, de desfiles de escolas de samba, que levam diversão à Avenida Senador Galotti, ao Centro Histórico e a outros bairros até o próximo dia 15.

ALTERNATIVAS

Nem só de Carnaval vive o turista que busca destinos nacionais em fevereiro. Desde o fim de dezembro, Caraguatatuba (SP), por exemplo, sedia o Summer Festival. A agenda continua até 15 de fevereiro, com diversas apresentações musicais. Caso a escolha seja esporte e lazer, o Verão Show de Imbituba (SC) é opção: iniciado em 17 de dezembro, a festa tem aulas de dança, kung fu, vôlei e futebol, entre outras atrações, até o próximo dia 16.

Para quem pretende desfrutar das delícias da boa mesa, Blumenau (SC), com seus traços tipicamente germânicos, promoverá mais uma edição do Roteiro Gastronômico. Durante o evento, de 7 de fevereiro a 15 de março, restaurantes participantes servirão pratos especiais. Já os interessados por religião e cultura podem conhecer a Festa do Senhor do Bonfim de Muritiba (BA). De 7 a 17 de fevereiro, o município é sede da centenária celebração, que reúne um misto de missas, procissões e lavagens.

CALENDÁRIO

As informações contidas no site do MTur são fornecidas por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização de eventos geradores de fluxo regional, nacional e internacional. Fonte de consulta para viajantes, o calendário favorece a divulgação dos destinos e atrativos do país. Clique aqui para cadastrar o seu evento e, em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE