Jaraguá do Sul tem roteiro pedagógico em propriedades rurais

Jaraguá do Sul tem roteiro pedagógico em propriedades rurais
Foto: Divulgação

Friday, 07 February 2020

O turismo rural tem crescido muito e oferece uma gama enorme de experiências.

Belezas naturais. Histórias encantadoras sobre a imigração e o desenvolvimento do município. Contato com a terra e os animais. Produção orgânica e sustentável. Esses são alguns pontos do projeto de Turismo Pedagógico Aprender no Campo “Os Sabores, Os Saberes e os Sons da Roça”.
 
A iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul envolve três secretarias, de Educação, Desenvolvimento Rural e Abastecimento e de Desenvolvimento Econômico e Inovação. - e foi parte da formação oferecida aos profissionais da rede municipal de ensino que acontece durante toda esta semana na Católica.
 
Segundo o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, o projeto surgiu dentro da proposta de valorizar a produção rural do município dando mais oportunidade aos agricultores e oferecendo conhecimento sobre educação ambiental e alimentar à comunidade.
 
Dos 16 empreendedores rurais que participaram da formação de agroturismo oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no ano passado, quatro se enquadraram no segmento de turismo pedagógico. Para Adriano Luiz Roik, gerente de Desenvolvimento Rural, auxiliar na busca da autossustentabilidade da agricultura familiar é importante para a economia de Jaraguá do Sul assim como também para comunidade.
 
A gerente de Ensino Fundamental, Iraci Müller, conheceu a proposta no fim de 2019 e diz que oferecer essa alternativa para os professores é importante. “É um projeto muito bacana. Antes levávamos nossos estudantes a outras cidades para conhecer estruturas assim. É uma uma forma dos alunos aprimorarem seus estudos através da vivência no meio rural, conhecendo um pouco da realidade das pessoas que trabalham no campo, bem como mostrar a diversidade de atividades que ocorrem neste segmento”, destaca.
 
As propriedades envolvidas no projeto oferecem uma série de atividades dentro do turismo pedagógico, como aulas sobre produção orgânica, trato dos animais, composto orgânico, trilhas ecológicas, produção artesanal, entre outras.
 
Um dos agroempreendedores, Augusto Rux, da Casa Rux, que oferece também cafés coloniais aos sábados e aos domingos (retorno das atividades marcado para 7 de março), afirma que a parceria com poder público tem sido muito determinante para o desenvolvimento do setor. “Projetos como esse abrem mais oportunidades para quem vive no campo e a gente oferece uma experiência única aos visitantes”.
 
 
Propriedades rurais que podem ser visitadas:
 
Sítio MM Orgânico – oferece aulas sobre produção orgânica e agroecologia. Atividades: produção de mudas, composto orgânico, trilha ecológica, contato com animais, lagoa com aves aquáticas, produção orgânica de peixes. Rio de água cristalina. Telefone: 98436-3317
Casa Rux – uma aula sobre a história da imigração alemã. Atividades: passeio de micro trator, produtos coloniais, artesanato, café rural, contato com diversos animais de pequeno, médio e grande porte, pomar, lagoa de peixes. Telefone: 3371-8364
 
Centro de Treinamento Hardt – aulas interativas sobre a origem dos cavalos, a utilização do animal pelo homem, demonstração da maneira correta de encilhar o cavalo, de tratar, passeio de carroça, horta, produção de leite e trilha ecológica. Telefone: 99951-0461
 
Recanto Novo Sentir - uma chácara familiar ecológica, espaço grande e gramado para brincadeiras, contato com pequenos animais e aves, manejo agroecológico, estufa com horta orgânica, plantas alimentícias, pomar, produção de composto biofertilizante, entre outros. Telefone: 99654-0907.
 
 

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE