Mais de 36 milhões devem curtir Carnaval em sete destinos da folia

Mais de 36 milhões devem curtir Carnaval em sete destinos da folia
Foto: Divulgação

Tuesday, 11 February 2020

A taxa de ocupação hoteleira dos principais destinos no período ultrapassa os 60%.

Faltam poucas semanas para o início do Carnaval, mas as expectativas para o setor turístico, durante o período, mostram que a edição de 2020 será de recordes. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mostra que a festa deve ser aproveitada por mais de 36 milhões de foliões em seis cidades onde a folia figura entre os grandes eventos do ano, além do Distrito Federal. O destaque vai para São Paulo (SP) que, de acordo com a prefeitura municipal, deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de folia. 

No Rio de Janeiro (RJ), 7 milhões de foliões devem passar pelos famosos bloquinhos e pelo sambódromo. Destes, 1,9 milhões são turistas de outros estados do país e do mundo. Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o Carnaval nas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão na capital, Recife. Minas Gerais espera que 5 milhões de pessoas aproveitem os dias de festa em Belo Horizonte. Em Salvador (BA) são esperadas 3 milhões de foliões, sendo 854 mil turistas, 6,7% a mais do que em 2019. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas devem aproveitar a folia.

Outro item que tem animado o setor turístico é a taxa de ocupação dos hotéis no país. No Rio de Janeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH/Rio) registrou uma taxa de ocupação média de 79%. O índice é maior do que o noticiado no mesmo período do ano passado (74%). Em Brasília também houve crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do DF (ABIH/DF), o percentual deve subir de 24%, registrado em 2019, para 32%.

Em Pernambuco, são esperadas taxas acima dos 95%. São Paulo deve ter 60% dos seus quartos ocupados pelos foliões. Já na Bahia, Salvador deve atingir 95% de ocupação, com picos de 100% durante a festa. Em Belo Horizonte (MG), são esperados, segundo a ABIH do estado, que 80% dos quartos de hoteis estejam ocupados no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que os bons números trazem ânimo para o setor. “Esses dados só comprovam que o nosso Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e que possui grande potencial turístico para movimentar milhões de brasileiros e estrangeiros pelos destinos do país. Isso anima ainda mais o trade e fortalece as atividades turísticas, gerando emprego e renda para a população”, comentou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE