Região Sul cobra mais espaço nas ações promovidas pelo Governo Federal

Região Sul cobra mais espaço nas ações promovidas pelo Governo Federal
Foto: Roberto Castro

Wednesday, 26 April 2017

Representantes de SC, PR e RS se reuniram com o Ministro do Turismo na semana passada.

Com o objetivo de reivindicar mais atenção para ações de divulgação dos atrativos turísticos da região Sul, representantes dos três estados do Sul do Brasil estiveram reunidos com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. O encontro foi realizado no dia 18 em Brasília (DF).

“Queremos que o Governo Federal passe a olhar o Sul do país como uma região importante para o turismo. Nós entendemos que o que vem sendo feito pelo Sul ainda é muito pouco e nos sentimos deixados de lado em relação à divulgação que é feita para o Nordeste, por exemplo. Queremos ter condições de competir com as outras regiões do país. Somos três estados com grande potencial e com atrativos para as quatro estações do ano”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan. Tanto o secretário catarinense quanto as lideranças da bancada consideraram que esta foi a maior articulação do Sul do Brasil em prol da promoção turística da região.

Além do secretário catarinense de Turismo, Cultura e Esporte, estavam presentes o secretário de Turismo e Esporte do Paraná, Douglas Fabrício, e o secretário adjunto de Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul, André Kryszczun. Os coordenadores dos Fóruns Parlamentares de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing e do Paraná, Toninho Wandscheer estavam presentes, bem como diversos deputados e senadores dos três estados. O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, e o presidente da santur, Valdir Walendowsky, também participaram do encontro.

Os trabalhos de parceria já iniciaram junto à equipe técnica do Ministério do Turismo. Uma comissão formada por representantes dos três estados do Sul, Embratur e Ministério do Turismo vai elaborar uma campanha específica para o Sul em âmbito nacional e internacional. Além disso, o grupo irá identificar potenciais mercados geradores de fluxo turístico nos países do Mercosul e outros estados brasileiros. 

Turismo na agenda política

Na manhã seguinte os gestores do turismo de Santa Catarina participaram de uma reunião para discutir a necessidade de inserir e priorizar o setor na agenda política do país. A FrenTur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional) promoveu um café da manhã para representantes do governo e líderes empresariais do setor para apresentar as pautas da Agenda Legislativa de 2017.

Na pauta da Frentur para este ano estão itens como a regularização dos jogos de azar, qualificação profissional e reformas trabalhistas. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE