As 10 cidades litorâneas mais bonitas do Brasil

As 10 cidades litorâneas mais bonitas do Brasil
Foto: Divulgação

Thursday, 30 July 2020

Praias brasileiras onde você pode tomar sol com estilo.

Famoso por seu litoral, o Brasil conta com cidades litorâneas que têm ampla infraestrutura e que estão perto de metrópoles como o Rio de Janeiro. Mas também conta com opções que estão fora dos roteiros mais badalados. Elas são como um colar que se estende pela costa do país e abriga algumas das paisagens mais espetaculares do mundo. Que tal conhecer a estilosa Trancoso ou se aventurar pela Mata Atlântica na tranquilidade de Ubatuba?

Não tem como se entediar com a vida e a beleza das praias brasileiras. A costa norte se estende por quilômetros em direção ao sul, onde encontra o Uruguai. Ao longo desse litoral, você vai se deparar com lagoas, piscinas naturais e praias extensas. E, com tanta imensidão, vai ser fácil encontrar também um refúgio só seu. Confira algumas das melhores cidades litorâneas do Brasil onde você pode passar dias incríveis sob o sol.

Trancoso
Um dos destinos mais encantadores da costa brasileira

Em Trancoso, no litoral sul da Bahia, as manhãs são reservadas para um passeio na praia. O comércio local só abre depois das 15h. O que normalmente seria um inconveniente faz parte do charme descontraído de Trancoso que garante que visitantes retornem várias vezes. A cidade fica a uma hora de carro do Aeroporto Internacional de Porto Seguro.

Um destino de viagem cada vez mais famoso e descolado, esta antiga vila de pescadores ficou conhecida como a Tulum brasileira por sua estética atraente e atmosfera muito descontraída. Caminhe pelo parque conhecido como Quadrado, com suas casas coloridas e a Igreja de São João Batista, uma construção toda branca com vista para a praia e o mar. Você vai ter que tomar algumas decisões difíceis, como escolher entre a encantadora Praia dos Nativos ou a linda Praia dos Coqueiros.

Barra Grande
Um refúgio cativante e isolado

Barra Grande, no extremo norte da Península de Maraú, no litoral sul da Bahia, tornou-se um dos destinos de férias mais procurados pelas famílias brasileiras. Suas ruas de areia são repletas de pousadas e restaurantes onde acontecem conversas e atividades deliciosas durante os meses mais quentes do ano. Barra Grande fica a 25 minutos de táxi aéreo do Aeroporto de Salvador.

A cidade também é um paraíso para o kitesurf, recebendo várias competições profissionais nas suas praias. Parte do fascínio que Barra Grande exerce está na dificuldade de acesso. Mas a viagem demorada vale a pena: por ser remoto, o local ainda não tem marcas do desenvolvimento urbano desordenado. Entre as praias, o destaque fica com Taipús de Fora e suas lindas piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Barra da Lagoa
Uma pequena vila de pescadores onde o rio encontra o mar

Barra da Lagoa, em Florianópolis, é um ótimo local para surfistas iniciantes, pois oferece ondas menores e mais fáceis de enfrentar. Isso também significa condições perfeitas para quem deseja apenas praticar bodysurf e curtir a praia. A paisagem desse refúgio de mochileiros também é marcada pelos barcos coloridos que ficam ancorados nas águas do Canal da Barra. A praia fica a uma hora de carro do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (a cerca de 90 minutos de avião do Rio de Janeiro).

As belas formações rochosas no entorno do caminho até o mar criam um cenário tirar o fôlego quando chega o pôr-do-sol. A Praia da Barra da Lagoa se funde com a maior praia de Santa Catarina, a Praia do Moçambique, para formar uma faixa contínua espetacular de 14 km de extensão. Prepare-se para caminhadas maravilhosas na praia.

Ubatuba
Uma área deslumbrante cercada por encostas cobertas pela Mata Atlântica

Cercado pela magnífica Serra do Mar, Ubatuba é um município costeiro com mais de 90 praias, uma mais linda do que a outra. Com trilhas desafiadoras na montanha e praias deslumbrantes que convidam a passar o dia à beira-mar, Ubatuba é uma cidade que entretém e encanta os viajantes. Ubatuba fica a 3 horas de carro de São Paulo.

Para encontrar ondas grandes, perfeitas para a prática do surfe, visite a Praia Vermelha do Norte. Se o que você procura é um lugar agitado e repleto de atividades, a Praia Grande é ideal. Apesar de movimentada na alta temporada, ela é bem conservada e tem muitas opções de bares e restaurantes. Mas, se o objetivo é descansar em um cantinho mais isolado, as opções são a Praia da Fortaleza ou a Praia da Santa Rita. Você também pode aproveitar para explorar as trilhas nos morros próximos.

Paraty
Uma charmosa cidade colonial rodeada por montanhas

Paraty é considerada um dos locais mais deslumbrantes do Brasil, com seu centro colonial cuidadosamente preservado cercado pelo verde da serra. Reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional desde 1966, a cidade irradia elegância, com edifícios brancos com detalhes multicoloridos e janelas de treliça que combinam perfeitamente com as pitorescas ruas de paralelepípedos.

Com o charme colonial e a inegável beleza natural, não é de surpreender que a cidade esteja sempre repleta de viajantes brasileiros e internacionais. Muitos artistas, chefs e escritores se deixaram enfeitiçar por Paraty e escolheram se estabelecer lá, fazendo com que a cidade se tornasse mais cosmopolita. As excelentes praias e atrações naturais incluem a Praia do Sono, Praia da Trindade, Praia da Lula e Saco do Mamanguá. Paraty fica a uma hora de carro ao norte de Ubatuba.

Búzios
Uma cidade resort de luxo com praias incríveis

Armação dos Búzios, conhecida simplesmente como Búzios, é um refúgio de luxo para os moradores do Rio de Janeiro. Este paraíso litorâneo é uma mistura incrível de beleza natural e entretenimento, especialmente no simpático calçadão que concentra lojas e restaurantes e vai da orla até o centro da cidade. Chamada de Saint Tropez brasileira, um apelido que surgiu com as longas visitas de Brigitte Bardot, Búzios irradia puro charme com praias imaculadas, gastronomia deliciosa e uma vida noturna agitada.

A maioria das suas praias é declarada zona de proteção ambiental e valorizada como patrimônio local. As favoritas entre moradores e turistas são Azeda e Azedinha. Outras praias incríveis incluem João Fernandes, a vizinha João Fernandinho, Manguinhos e Geribá. Búzios fica a cerca de 3 horas de carro a nordeste do Rio.

Jericoacoara
Uma cidade cercada por lindas lagoas de água doce

Jericoacoara ou "Jeri", como é carinhosamente conhecida, fica entre um magnífico parque nacional e as águas azul-turquesa do Oceano Atlântico. O cenário belíssimo, mas de difícil acesso, com paisagens costeiras impressionantes e atividades radicais, transformou Jeri em paraíso tropical perfeito. A maioria dos visitantes vai para Jeri de carro partindo da cidade de Fortaleza, que fica a 3 horas de São Paulo de avião.

Essa antiga vila de pescadores tem ruas arenosas pitorescas, apresentações de forró ao vivo, manguezais encantadores e grandes dunas. As lagoas de água doce atraem viajantes de toda parte. A Lagoa do Paraíso encanta os visitantes com redes penduradas em palafitas sobre a água, oferecendo uma vista deslumbrante para o mar cristalino. Outra atração natural é a Pedra Furada, uma formação rochosa impressionante esculpida pelas águas e os ventos.

Ilhabela
Um arquipélago que é um parque estadual protegido

Para alegria dos amantes da natureza, mais de 80% do território de Ilhabela pertence a um parque estadual protegido. O litoral fica de frente para o canal de São Sebastião, o que significa mar calmo e enseadas de fácil acesso. A Praia do Curral impressiona com suas águas azul-esverdeadas e a Praia do Jabaquara, situada na ponta norte da ilha, com uma faixa de areia fofa cercada pela mata intocada, faz jus à fama de uma das melhores praias da cidade. Tudo isso está a cerca de 4 horas de carro a leste de São Paulo.

Outros locais imperdíveis são Bonete, cujo acesso é feito por barco ou por uma trilha memorável de 4 horas no meio da mata, e a Baía de Castelhanos, onde é preciso usar veículos com tração nas quatro rodas. As cachoeiras são atrações nesses dois locais. Outras belas praias e pontos naturais incluem a Praia do Julião, a Ilha das Cabras e o Saco do Eustáquio, com acesso somente por barco.

Bombas e Bombinhas
Uma península irregular de três pontas repleta de vida

Itapema é uma península de três pontas onde estão as cidades de Bombas e Bombinhas. Bombas é a maior das duas, com uma avenida principal repleta de restaurantes e bares animados e uma avenida mais tranquila para pedestres e ciclistas na orla. Bombinhas fica logo depois de uma colina, na enseada seguinte. Itapema fica a uma hora de avião da cidade de São Paulo.

Apesar do diminutivo, Bombinhas tem a mesma vibração descontraída de sua irmã maior. A Praia Mariscal é uma área residencial localizada em uma colina íngreme com uma bela praia e trilhas que levam até o Morro do Macaco.

Arraial do Cabo
Um refúgio rústico e descontraído com praias intocadas

A apenas algumas horas de viagem a nordeste do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo vai muito além dos destinos típicos de praias. Com seu ar rústico e uma excelente mistura de atividades, a cidade merece estar no topo da sua lista de destinos.

Arraial do Cabo é composta por ruas sinuosas que sempre parecem levar a alguma praia intocada como as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Farol, a Praia Grande, a Praia dos Anjos e a Praia do Forno. Se você gosta de mergulhar, aproveite para explorar os locais de naufrágios e a Gruta Azul.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE