Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades hoje

Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades hoje
Foto: Divulgação

Wednesday, 05 August 2020

Reabertura é baseada em protocolos rígidos de prevenção para assegurar a proteção dos visitantes.

A partir desta quarta-feira (05.08), os turistas poderão voltar a visitar uma das mais importantes atrações naturais do Brasil. O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, reabre de forma gradual após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus. Criado em 1937, foi o primeiro Parque Nacional do Brasil e é um importante atrativo turístico da região onde está situado, que abrange os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A retomada das atividades será feita a partir da adoção de protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

Além disso, as ações serão realizadas em três fases: a fase um consiste na restrição de acesso a parte dos atrativos; a fase dois na flexibilização do acesso, mas com capacidade reduzida; e por fim a fase três, onde as atividades serão retomadas normalmente.

Na fase inicial de reabertura, apenas a parte baixa e algumas atrações da parte alta do parque estarão abertas. A maior parte dos atrativos terá restrições quanto ao fluxo de visitação e, em todos os locais, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção. Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado. A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações.

Clique AQUI para mais informações sobre as novas medidas de prevenção adotadas pelo Parque Nacional do Itatiaia.

CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso do Goiás (GO), também deve reabrir em breve. Um decreto publicado pela prefeitura municipal na semana passada permite a reabertura de atrações turísticas, comércio, hotéis, bares e restaurantes. A liberação das atividades, no entanto, será condicionada à autorização do Plano de Gestão de Atrativo Turístico, à assinatura do Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta e ao atendimento de protocolos gerais e específicos determinados pela Secretaria Estadual de Saúde e órgãos de administração do município.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE