Torre do Relógio em Goiânia começa a ser restaurada

Torre do Relógio em Goiânia começa a ser restaurada
Foto: Divulgação

Tuesday, 01 September 2020

Iphan, autarquia vinculada ao MTur, vai destinar quase R$ 685 mil para a obra.

Um dos ícones históricos da cidade de Goiânia (GO), a imponente Torre do Relógio da Avenida Goiás será completamente restaurada. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, vai destinar quase R$ 685 mil para a obra, que terá início nesta segunda-feira, dia 31 de agosto.

A restauração integral da Torre do Relógio tem previsão de sete meses. Além do reforço estrutural, a obra contempla a recuperação do revestimento em pó de pedra, das áreas com fissuras e despendimento de reboco ocasionadas pelo avançado estado de deterioração. Também vai garantir o restauro dos elementos geométricos arquitetônicos, restabelecendo seu estado de preservação e conservação, e por último, a reativação do relógio. Todo o trabalho será feito em fases: estabilização da torre; avaliação estrutural; avaliação dos revestimentos; testes de argamassa (revestimento em pó de pedra); projeto estrutural, elétrico e luminotécnico, e execução.

A necessidade da total restauração do bem foi constatada pelos técnicos do Iphan em Goiás durante uma ação de conservação no monumento entregue no mês de maio. Desde então, os tapumes da Torre do Relógio não foram retirados para que os próximos serviços fossem executados.

REFERÊNCIA

Inaugurada durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 05 de julho de 1942, a Torre do Relógio é um dos mais antigos pontos de referência na cidade. O monumento está localizado na Avenida Goiás, próximo à Praça Cívica, que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia.

O equipamento é funcional, sendo um grandioso relógio urbano, e faz parte dos componentes construídos com a finalidade de trazer modernidade à nova capital goiana. É um bem de propriedade e gestão da Prefeitura da cidade e faz parte do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE