Grupo Folclórico Alemão Eintracht completa 30 anos

Grupo Folclórico Alemão Eintracht completa 30 anos
Foto: Maristela Fritzke

Wednesday, 03 May 2017

Eintrachtvolkstanzgruppe convida para evento comemorativo ao Jubileu de Pérola.

“Lebe, Liebe, Lacheund Tanz” (Viver, Amar, Sorrir e Dançar) é o lema comemorativo do Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht), que promove ações para comemorar os 30 anos de fundação do grupo, ocorrida em 3 de maio de 1987. No dia 7 de maio, o Eintrachtvolkstanzgruppe participa de um culto em celebração ao Jubileu, na Igreja do Salvador, na Itoupava Central, com início às 9h.

Na sequência, o grupo levantará um Maibaum comemorativo de seu aniversário (Árvore de Maio), em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Como ação conjunta, no dia 21, será preparado um almoço festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, com apresentação de dança folclórica pelo grupo da casa e convidados, a partir das 11h. “Pretendemos com estas ações agradecer e comemorar os 30 anos de caminhada. No Maibaum iremos homenagear as bases do nosso trabalho, linkando os trajes históricos de nosso acervo aos nossos homenageados: Dr. Blumenau, e ao Padrinho Cultural do grupo Alberto Liesenberg (em memória). Para o almoço festivo foram convidados grupos folclóricos de toda região e faremos aquilo de que mais gostamos, ou seja: contar um pouco de nossa história por meio da dança”, explica o coordenador geral e fundador do grupo, Hélcio Dieter Liesenberg.

História
Fundado em 1987 na comunidade luterana da Itoupava Central, o autêntico Eintrachtvolkstanzgruppe é o segundo grupo mais antigo de Blumenau. É formado por professores, contadores, estudantes, aposentados, entre tantas outras ocupações. As reuniões dominicais servem para a celebrar a amizade e manutenção da cultura dos imigrantes.

Anualmente viabiliza a participação em cursos e pesquisas, para manter a originalidade das danças, trajes e demais atividades. Possui no acervo seis trajes de diferentes regiões germânicas, porém os que estão mais no gosto de seus integrantes são dois: o MiesbacherTracht, da cidade de Miesbach, Sul da Alemanha, próximo a Munique, cidade onde originou-se a Oktoberfest; e o Braunschweigerlandestracht, traje da cidade de Braunschweig, onde viveu Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau após seu regresso à Alemanha.

Além da manutenção da cultura germânica na região, também faz apresentações em diversos estados brasileiros. Tem a preocupação de participar de ações em instituições que têm foco no desenvolvimento social e que zelam por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Saiba mais:

7 de maio
9h: Culto em Celebração ao Jubileu de Pérola na Igreja do Salvador (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10.139, Itoupava Central)
10h30: Levantamento do Maibaum com apresentações da dança folclórica em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10.377, Itoupava Central)

21 de maio
11h: Almoço festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10.377, Itoupava Central), com almoço, apresentações e tarde dançante. Valor: R$ 40 por pessoa

Acompanhe as notícias e as novidades do Eintrachtvolkstanzgruppe pela página no Facebook. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE