Caminho para retomada do turismo no Vale Europeu

Caminho para retomada do turismo no Vale Europeu
Foto: Divulgação

Tuesday, 10 November 2020

Feira realizada em Gramado foi o primeiro evento presencial pós início da pandemia.

No último fim de semana, as entidades do turismo da América Latina estiveram reunidas para participar da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). O evento foi o primeiro realizado de forma presencial pós início da pandemia no Brasil e apontou os caminhos que o trade turístico do país deve seguir para iniciar a retomada do setor.

Entidades do Vale Europeu estiveram presentes em um estande físico dentro da feira. A ação foi coordenada pelo Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (CVB) e contou com  a parceria da Associação Visite Pomerode (AVIP), Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Associação de Turismo de Indaial (Turind), Fazzenda Park Hotel, Instancia Governança - GRVE, Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), além do apoio do Sebrae.

Segundo os números da feira, foram mais de seis mil reuniões agendadas pelos mais de cinco mil inscritos que ao longo dos dois dias de evento trocaram experiências e debateram sobre o futuro do setor turístico. Para o presidente do CVB, Develon da Rocha, a Festuris serviu de exemplo para mostrar que com responsabilidade é possível retomar as atividades presenciais do turismo. “A feira foi realizada de forma muito segura, sendo a segurança sanitária uma das principais marcas do evento. Além da troca de experiências sempre positivas do evento, foi possível encontrar exemplos práticos de como a realização de eventos deve ser feita neste nosso atual cenário”, afirma.

O turismo foi um dos setores mais afetados nesta pandemia. Segundo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor teve uma queda de R$ 182,86 bilhões no faturamento desde o início da pandemia. Esta queda resultou no fechamento de 446 mil vagas formais de emprego.

Aloisio Salomon, especialista do Sebrae, reforça que a retomada do turismo é baseada em mudanças sensíveis no modo de receber os visitantes e que este novo momento pós-pandemia impacta especialmente os pequenos negócios. "Junto com entidades ligadas ao setor temos trabalhado para apoiar estas empresas no processo de aplicação de novas medidas de segurança, criando protocolos de prevenção à Covid, bem como para o fortalecendo do ecossistema de turismo dos municípios. O momento é ainda bastante desafiador para o empreendedor que precisa se adequar, mas pode trazer também novas oportunidades de negócios, especialmente para quem estiver alinhado com as novas exigências e requisitos do turista quando ele volta a buscar rotas de lazer. Além disso, sabe-se que o turismo nacional deve ser o principal ponto de retomada neste primeiro momento, o que potencializa as oportunidades para as empresas da nossa região", destaca.

Agora passada a Festuris, as atenções das entidades se voltam ao plano de retomada do setor. O trade já tem mapeadas ações como o projeto Place Branding Vale Europeu, um Workshop colaborativo para a construção do Mapa de Valor do Vale Europeu, além da captação de eventos já visando o calendário de 2021.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE