Santa Catarina está entre os destinos preferidos dos brasileiros

Santa Catarina está entre os destinos preferidos dos brasileiros
Foto: Divulgação

Tuesday, 01 December 2020

Não é de surpreender que Florianópolis apareça quase sempre no topo das pesquisas. A capital do estado é conhecida por reunir o que há de melhor em todo o estado.

Uma pesquisa divulgada no último mês de outubro pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), releva que o estado está entre um dos preferidos dos brasileiros. Após ouvir 1.460 pessoas de 20 estados diferentes, quase 90% dos entrevistados afirmaram ter intenção de visitar alguma cidade de Santa Catarina.

Apesar de ser uma notícia animadora para a região, não é a primeira vez que o estado aparece em listas como essa. Em uma pesquisa semelhante, solicitada pelo Ministério do Turismo em 2019, cidades como Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema já apareciam no ranking das mais procuradas pelos turistas nacionais para lazer.

Capital é a mais buscada

Não é de surpreender que Florianópolis apareça quase sempre no topo das pesquisas. A capital do estado é conhecida por reunir o que há de melhor em todo o estado. Além de atrações como as belas praias, a lagoa do Peri e suas piscinas naturais, a cidade possui também uma vida noturna agitada e convidativa para todos os gostos.

Além dos inúmeros restaurantes de frutos do mar, é possível encontrar opções de jantares intimistas em restaurantes como o João de Barro e o Blackpot, que tem fondue como especialidade, algo mais comum em cidades da serra.

Já quando se fala em esportes e diversão, além do surf e do futevôlei nas praias, há lugares como o Poker Clube e o Sharks Sports Bar de Poker, onde pode aprender novas estratégias como a seleção das mãos iniciais, além de conhecer alguns dos melhores jogadores de poker da região. Para quem prefere esportes mais radicais, o sundboard nas Dunas da Joaquina e o parapente na Lagoa da Conceição são ótimas opções.

Litoral norte: um grande centro de turismo

Outras cidades de Santa Catarina também figuram constantemente no ranking das mais procuradas pelos turistas brasileiros. É o caso de Bombinhas, onde é possível encontrar algumas das mais belas praias não só do estado, mas de todo o país. É lá que fica ainda a famosa Trilha do Morro do Macaco, considerada a mais bonita da região.

Há pouco menos de 20 km de Bombinhas, situa-se Itapema, outra cidade que consta entre as preferidas dos brasileiros para passar as férias. Além de oferecer belíssimas praias como a Praia da Ilhota e a Meia Praia, é possível aproveitar o Mirante do Encanto, que proporciona uma das mais belas vistas de todo o estado.

Não muito longe dali está Balneário Camboriú, a segunda cidade mais visitada do estado. Assim como belíssimas praias, a cidade oferece diversos outros atrativos. Os bondinhos do Parque Unipraias, por exemplo, oferecem uma vista única da Mata Atlântica, bem como permitem que turistas de todas as idades aproveitem o parque. O Barco Pirata é outra atração tradicional da cidade e atrai milhares de turistas para uma experiência diferente da que se está acostumado na região.

Parque temático faz a diferença

O litoral norte ainda conta com mais uma atração turística de peso: o Beto Carrero World, maior parque temático de toda a América Latina, que atrai cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano. O fato de estar localizado no município de Penha, há apenas 34 km de Balneário Camboriú, faz com que muitos turistas escolham as praias do litoral norte para suas férias.

É possível afirmar que a preferência dos turistas se deve à união de diversos fatores, como a proximidade entre algumas das praias mais bonitas do Brasil, o fácil acesso entre elas e também a presença do parque temático, que ajuda a trazer turistas de todos os tipos para a região.

Isso ajuda a explicar como cidades tradicionalmente turísticas como Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Salvador, Ubatuba, Porto de Galinhas, Maceió, entre diversas outras, acabaram ficando para trás nas pesquisas recentes.

Vale ainda ressaltar que o estado de Santa Catarina conta com diversas outras cidades turísticas como Blumenau, Urubici e Joinville que, apesar de não figurarem nos primeiros lugares, também costumam atrair milhares de viajantes todos os anos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE