Festa de carnaval causam aglomeração

Festa de carnaval causam aglomeração
Foto: Divulgação

Monday, 15 February 2021

Apesar da proibição do evento, as pessoas continuam ignorando as normas sanitárias básicas.

Mesmo com a proibição de eventos de carnaval por todo o país por causa da pandemia da Covid-19, aglomerações não deixaram de acontecer ao longo deste final de semana e na noite de sexta-feira (13).

Multidões sem máscaras em praias, ruas, bares lotados e festas foram registradas em diversas cidades do Brasil. As forças de segurança e fiscalização encerraram os eventos. Houve até uma festa convocada por "influencers" nas redes sociais, que reuniu 3.000 pessoas em Campinas (SP).

Segundo o infectologista Álvaro Furtado Costa, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ambientes assim são "totalmente propícios" para a transmissão do coronavírus. "De novo, a gente (pode ter que) dar passos para trás. E sem levar em consideração o cenário de variação genética, estar longe de uma cobertura vacinal, isso deixa a gente bastante preocupado", afirmou.

Rio de Janeiro

Na sexta-feira(12), primeira noite do feriado de carnaval na cidade do Rio de Janeiro, aglomerações, festas clandestinas e eventos foram interrompidos. Houve flagrantes de desrespeito às normas contra a Covid-19 até no mar. Um dos flagrantes foi no Parque União, na Maré, onde o cantor Belo se apresentou em uma escola pública. Imagens do Globocop mostraram a quadra lotada diante de um palco com luzes e amplificadores de som.

O sábado (13) também foi de aglomerações na cidade, como no bairro do Leblon, na Zona Sul. Na manhã deste domingo (14), a Lapa ainda tinha movimentação da noite anterior, com pessoas consumindo bebida alcoólica de pé em frente a um bar, sem máscaras. Desfiles e blocos estão proibidos.

De sexta-feira à noite até a madrugada desde domingo, equipes da Prefeitura do Rio realizaram 43 inspeções sanitárias, aplicaram 25 multas e interditaram 14 estabelecimentos por causa de aglomerações.

Rio Grande do Norte

Mesmo com a proibição de eventos de carnaval no Rio Grande do Norte, vários casos foram registrados desde a última sexta-feira (12), principalmente em Natal e na famosa praia da Pipa no município de Tibau do Sul. A Polícia Militar informou que registrou pelo menos 16 aglomerações neste sábado (13) em todo o estado, mas não especificou as localidades. Não houve presos.

Em Natal, capital do estado, a prefeitura interditou um evento de rua com aglomeração de cerca de 200 pessoas. A Guarda Municipal de Natal informou que realizou fiscalização conjunta com outros órgãos municipais e estaduais, que resultou em apreensões de equipamento de som, interdição de bloco carnavalesco e notificações de bares. Na noite de sábado (13), uma multidão de pessoas foi vista na praia da Pipa, em Tibau do Sul, apesar da prefeitura do município ter emitido um decreto proibindo eventos.

São Paulo

Na capital paulista, a Vigilância Sanitária estadual fechou 11 estabelecimentos e aplicou 22 multas após flagrantes de desrespeito às normas da quarentena na cidade de São Paulo ao longo das noites de sexta-feira (12) e deste sábado (13). O ponto facultativo do carnaval foi cancelado tanto pela Prefeitura de São Paulo como pelo governo do estado. Atualmente, a cidade está na fase amarela e, com isso, bares podem funcionar até as 20h, com público limitado a 40% da capacidade total.

De acordo com o órgão da Secretaria Estadual da Saúde, as multas se deram por aglomeração, desrespeito ao uso obrigatório de máscaras em locais públicos, funcionamento além das 20 horas e promoção de festas. No total, a Vigilância fez 62 inspeções. Um dos locais autuados na noite deste sábado (12) foi a balada Amata, em Pinheiros, Zona Oeste. De acordo com a Vigilância Sanitária, havia aglomeração, pessoas sem máscara e o local foi esvaziado. A assessoria de imprensa do estabelecimento nega que a festa tenha sido encerrada.

Em outras cidades do estado, como Campinas, Sorocaba e Limeira, forças-tarefas de fiscalização e segurança encerraram festas clandestinas e aglomerações em bares.

Em Campinas, apenas na noite deste sábado (13), cerca de 13,3 mil pessoas em 16 festas clandestinas foram dispersadas. Em dois dos locais fiscalizados, havia pelo menos 3 mil pessoas reunidas, em cada um deles.

Uma das festas encerradas pelas autoridades foi convocada por "influencers" nas redes sociais e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Em um dos stories publicado horas antes da festa, um rapaz que se identifica como organizador diz que estava liberada a presença de adolescentes a partir de 14 anos, que haveria segurança reforçada no local e cobrança de taxa para quem trouxesse bebida de fora. De acordo com a Guarda Municipal, o evento, realizado em uma chácara, de fato reuniu muitos adolescentes e pessoas de fora da cidade.

Na noite anterior, a força-tarefa já havia dispersado ao menos 2 mil pessoas que participam de festas clandestinas.

Em Sorocaba, uma operação entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar na noite e madrugada de sábado (13) flagrou festas clandestinas com centenas de pessoas. Em uma chácara foi realizada uma festa clandestina com mais de 700 pessoas. Havia cerca de 100 veículos no local e 30 deles foram autuados por irregularidades.

Em Limeira, foi encerrado um evento em uma casa de shows localizada na área rural. Atualmente, a região está enquadrada na fase laranja do Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena em prevenção ao coronavírus e prevê atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

Rio Grande do Sul

Aglomerações em ruas e em uma lancha foram dispersadas durante a madrugada deste domingo (14) de carnaval em Porto Alegre. Uma força-tarefa equipe terminou com as aglomerações registradas em bares e na Orla Moacyr Scliar, onde uma lancha, com som alto no rio, atraía pessoas para a beira da água. A Prefeitura de Porto Alegre montou uma operação de segurança para o carnaval. Apesar de não ser feriado, a Guarda Municipal está atuando na fiscalização para evitar aglomerações nas ruas. Blocos e escolas de samba não podem promover desfiles. Estão proibidas também as festas em clubes e associações.

No litoral Norte do estado, a praia de Capão da Canoa também registrou aglomerações desde a tarde de sexta-feira (12), e a Brigada Militar dispersou grupos. Na madrugada deste domingo (14), centenas de pessoas se concentraram nas imediações do letreiro com o nome da cidade por volta da 1h da manhã. A prefeitura de Capão da Canoa afirmou, por meio da assessoria de imprensa, ter reforçado a fiscalização na orla. No entanto, o município disse ser “humanamente impossível coibir todas as ações provocadas por milhares de pessoas”.

Também na região Norte, uma festa clandestina foi interrompida na madrugada deste domingo (14), em Passo Fundo. Ao menos 200 pessoas participavam do evento em uma cervejaria, que não tinha licença para promover eventos. O local foi interditado e, o alvará, cassado por descumprir os decretos municipais. Ainda em Passo Fundo, cerca de 180 pessoas estavam aglomeradas em uma praça e consumindo bebidas alcoólicas. O movimento foi dispersado pela equipe de fiscalização.

Ceará

Na noite deste sábado (13), a Polícia Militar encerrou uma festa com dezenas de pessoas em uma chácara em um município do interior do estado. Os agentes foram até o local, onde encontraram dezenas de pessoas aglomeradas e sem respeitar o distanciamento social. A PM também flagrou pessoas sem o uso de máscaras. Três pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram registrados casos de infração do decreto destinado a impedir a propagação de doença contagiosa.

Já na capital, Fortaleza, a Praça da Gentilândia, o Polo da Mocinha e o Mercado dos Pinhões, locais que costumam ficar lotados em dias de carnaval, amanheceram vazios no sábado (13). As festas estão proibidas em todo o estado, e o comércio não essencial tem horário restrito de funcionamento.

Paraná

Agentes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) interromperam o funcionamento de um bar flagrado com cerca de 50 pessoas na madrugada deste domingo (14), em Ponta Grossa. Conforme balanço da Polícia Militar, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, outros cinco estabelecimentos também foram notificados por descumprirem as medidas contra a pandemia da Covid-19.

Santa Catarina

Cidades da Grande Florianópolis e do Sul registraram festas clandestinas e aglomerações neste fim de semana de carnaval. A região da capital está em risco gravíssimo para a Covid-19 e o Sul, em grave. Na capital, a Vigilância Sanitária informou que três locais foram interditados no sábado (13) pela equipe de fiscalização. Os espaços estavam promovendo festas.Todos serão investigados e as muitas podem chegar a até R$ 500 mil.

Em Palhoça, São José e Imbituba casas noturnas foram interditadas, onde os frequentadores estavam aglomerados e sem máscaras. Em Garopaba, ma Praia da Ferrugem, centenas de pessoas se aglomeraram na madrugada deste domingo (14) nas ruas. Não foi respeitado o distanciamento social ou uso de máscara. A Polícia Militar precisou dispersar a população.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE