Sicília: o que fazer em um dia em Siracusa

Sicília: o que fazer em um dia em Siracusa
Foto: Divulgação

Monday, 22 March 2021

Cercada por um mar que mistura tons de verde e de azul, a cidade é um ponto de encontro entre natureza, arte, história e mitologia.

A todo momento, as histórias reais do passado de Siracusa se misturam com lendas e mitos. Mais de quinhentos anos antes de ser conquistada pelos romanos, ela já era uma das mais importantes pólis gregas. Ali foi construído um dos maiores teatros gregos da Antiguidade que, com suas arquibancadas escavadas na rocha, hoje faz parte do Parco Archeologico della Neapolis.

Logo abaixo dele, há uma caverna conhecida como Orecchio di Dionisio, ou seja, orelha de Dionísio. Reza a lenda que essa formação, que de fato tem um formato semelhante à uma orelha, costumava ser usada como prisão pelo deus do vinho. Graças à acústica do espaço, do lado de fora Dionísio conseguia ouvir o que os seus prisioneiros estavam sussurrando.

Outra importante ruína grega na cidade é o Tempio di Apollo, que praticamente conta a história da ocupação de Siracusa. O templo foi transformado em igreja bizantina, mesquita, igreja normana, quartel espanhol e depois novamente em igreja. Mas o que mais se sobressai é que ele é a primeira atração da Ilha de Ortigia.

Ligada ao restante da cidade por uma ponte, Ortigia é o verdadeiro coração de Siracusa. Ali, não há nada mais gostoso do que caminhar indefinidamente no calçadão à beira do mar, que é todo pontilhado por veleiros e iates. Mas, se quiser uma sugestão de roteiro, lá vai: siga direto para a Piazza Duomo, toda cercada por construções barrocas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE