Turismo equestre no circuito das águas

Turismo equestre no circuito das águas
Foto: Divulgação

Friday, 16 April 2021

Cidades como Baependi, Cruzília, Lambari, Caxambu, Cambuquira entre outras, oferecem esta opção de lazer com conforto e segurança.

A experiência de um passeio a cavalo por caminhos em meio a natureza, desfrutando de companhia agradável e ouvindo aquela “prosa” boa, torna-se uma verdadeira vivência cultural.

O turismo equestre é uma das principais atrações na região do Circuito das Águas. Cidades como Baependi, Cruzília, Lambari, Caxambu, Cambuquira entre outras, oferecem esta opção de lazer com conforto e segurança.

É uma atração turística que atende uma demanda de pessoas que têm muito além da simples paixão pelo cavalo. É uma opção cultural, um meio de se conhecer os limites, exercitar o autocontrole e claro, o prazer da companhia deste animal tão próximo ao homem” – comenta Paulo Maciel Jr, empresário e sócio proprietário da fazenda Parque da Roseta História e Turismo em Baependi MG.

A fazenda, que é referência para o turismo da região, fica na zona rural de Baependi, no Circuito das Águas, cidade onde se deu início às primeiras cavalgadas e viagens a cavalo e que vem potencializando o turismo equestre no Brasil.

Conhecer e cavalgar numa fazenda histórica assim é de fato um privilégio. É uma viagem no tempo. Afinal são mais de 100 anos de tradição e história. Em 1889, por meio de um estudo feito a pedido do governo do Pará, a Fazenda da Roseta foi considerada modelo pela sua forma de ser administrada e pela organização.

E para o turismo equestre, a região é mesmo privilegiada e com tradição histórica. Tudo passa também por Cruzília, considerada o berço da raça do Mangalarga Marchador, que traz em sua marca as marchas batidas e picadas, bem características de um animal para esse fim.

É uma raça de cavalos que tem seu valor por meio de comercialização bastante valorizada e dos eventos de grande porte que movimentam milhares de pessoas.

Além disso é também em Cruzília que se encontra o Museu Nacional do Mangalarga Marchador que a cada dia vem sendo reconhecido como um grande marco na história do Brasil.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador também tem raízes na região. Hoje reúne mais de 19 mil amantes da raça e organiza cerca de 650 eventos, incluindo leilões, copas de marcha e exposições. Em 2019 por exemplo, Caxambu sediou o Campeonato Brasileiro de Marcha, evento que movimentou a economia regional e ampliou a procura pelo Circuito das Águas como destino de descanso e lazer.

Segundo ele, nesta atividade o cavalo é a atração principal em que que as pessoas descobrem por meio desta experiência novas aptidões, hobbies e vontade de criar.

O público encontra opções variadas com o turismo equestre e sempre focadas em atender bem e oferecer passeios inesquecíveis.

Na Fazenda Favacho em Cruzília a história também remonta há séculos passados. Ainda conservada em seu estilo arquitetônico francês, a sede da fazenda de 1761 guarda uma memória viva para o cavalo Mangalarga Marchador. Celeiro de diversos campeões que agregaram nos melhores plantéis do Brasil, agora o público pode visitar o lugar onde essa história começou.

Ali o turismo equestre oferece oportunidade para quem quer vivenciar uma releitura do dia a dia numa fazenda antiga. A hospedaria possibilita dormir em camas com dossel, numa casa bicentenária. A atmosfera descontraída e informal faz com que os hóspedes se sintam à vontade.

O turismo equestre e rural agrega de fato muito valor, pois a beleza da natureza no entorno dessas cidades e suas fazendas históricas proporciona lazer, descanso, refúgio e ao mesmo tempo fácil acesso às cidades e às suas culturas.

Além de belíssima, a região do Circuito das Águas é de fácil acesso, com rodovias que interligam os grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

São 120 meios de hospedagem, 10.000 leitos aproximadamente, sendo 200 adaptadas para pessoas com deficiência. O visitante encontra cerca de 200 restaurantes, lanchonetes e bares que servem o melhor da culinária mineira, além de inúmeras atrações culturais, religiosas, históricas, rurais, de ecoturismo e bem-estar que são encontrados na região.

Rodeada pela serra da Mantiqueira, a região do Circuito das Águas, junto as opções de passeios equestres, possui potencialidades que podem ser exploradas pelo visitante como os famosos queijos, as rotas do azeite e café de suas cachoeiras, artesanato, doces famosos e parques das águas que concentram as melhores águas minerais do mundo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE