Pampas gaúchos oferecem opções para viagens em família

Pampas gaúchos oferecem opções para viagens em família
Foto: Divulgação

Thursday, 29 July 2021

Este é um paraíso natural que abrange mais da metade do Rio Grande do Sul e faz parte da cultura local. Conheça alguns lugares que introduzem qualquer brasileiros nesta região.

Os campos da região sul do Brasil são chamados de "pampas", um termo indígena que significa "região plana", abrangendo o estado do Rio Grande do Sul, Uruguai e a Argentina. Com o crescimento do turismo nesta região, outros termos foram sendo criados, tais como região da Campanha Gaúcha ou Região da Campanha. O iG Turismo preparou algumas dicas sobre esses locais para uma viagem à região histórica e cheia de natureza.

Oficialmente, o Ministério do Turismo indica apenas sete cidades formam a região dos pampas -- que são Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pinheiro Machado --, mas por conta do bioma pampa ocupar pelo menos 63% do solo gaúcho, outras cidades como Santana do Livramento também são consideradas parte.

Historicamente, essa região pertencia aos espanhóis, de acordo com o tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha em 1494, por isso os pampas são o berço dos típicos gaúchos, onde os primeiros habitantes do Sul surgiram. A região sempre chamou a atenção pela quantidade de rebanhos de gado e por isso sempre foi disputada.

Conhecida como cidades para a segurança territorial, a região nem sempre foi vista como uma aposta para uma rota turística do estado. No entanto, esta realidade vem mudando com a qualidade das vinícolas e com a valorização do turismo histórico. Veja algumas opções de degustação de vinhos e demais lugares turísticos no pampa gaúcho para conhecer.

Vinícola Almadén- Santana do Livramento

A Vinícola Almadén é a mais antiga da região do pampa gaúcho e, ao mesmo tempo, a maior área plantada de uvas da América Latina (em torno de 585 hectares de vinífera). Ela fica localizada no município Santana do Livramento, também conhecido como região fronteira Brasil-Uruguai, na Região da Campanha Central no Rio Grande do Sul.

A Almadén foi fundada em 1973, pela Almadén da Califórnia, sendo a primeira vinícola a se instalar na região, tendo cerca de 4 milhões de litros/ano de produção de vinho. Durante a visita, é possível realizar um tour (mediante a agendamento antecipado) de uma 1h30 minutos com curso de degustação, visita à fábrica e varejo.

Sua localização fica na Estrada Municipal Livramento, em Passo da Cruz, em Santana do Livramento, apenas para grupos acima de 15 pessoas, com agendamento prévio.

Em Santana do Livramento fica também o Siñeriz Free Shopping. Neste shopping o turista pode encontrar produtos regionais, como o vinho e comidas típicas do Uruguai. O Rivera Casino & Resort é uma ótima escolha para quem quer uma comida típica uruguaia.

Forte de D. Pedro II (Muralha) - Caçapava do Sul

É um edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que virou local turístico, localizado no município de Caçapava do Sul, na região do Pampa Gaúcho. Este local resguarda uma parte importante da história do estado do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade
Tudo começou em meados do século 19, quando uma Comissão de Limites entre o Brasil e o Uruguai determinou a construção de três fortificações para consolidar o domínio da Coroa portuguesa na região sul do Brasil. A Coroa portuguesa neste momento, se encontrava ameaçada pelas insatisfações de estancieiros gaúchos ressentidos com a administração provincial e pelo avanço das tropas argentinas.

No entanto, quando as ameaças estrangeiras cessaram, as obras foram paralisadas em dezembro de 1856, restando apenas muralhas, dando origem ao chamado “Forte de D. Pedro II”, um lugar turístico-cultural. Para visitar, é preciso seguir até a rua Aristides Macedo, em Caçapava do Sul. Como é um local aberto, pode ser visitado a qualquer momento do dia.

Cidade Cenográfica de Santa Fé- Bagé

Construída em 2012 para as filmagens de “O Tempo e o Vento”, baseado na obra do escritor gaúcho Erico Verissimo, a cidade cenográfica de Santa Fé virou ponto turístico no município de Bagé, na Região da Campanha. Atualmente a prefeitura está em trâmites de transformar os prédios em um grande centro cultural devido ao alto número de visitantes e a precariedade com os quais os prédios se encontram.

Para chegar à cidade cenográfica, é preciso acessar a Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães, 2-324 - Pedras Brancas, em Bagé. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 17h30.

Morro do Cavalo de Pedra- Aceguá

Localizado no município de Aceguá, uma palavra de origem Guarani que significa "Local de descanso eterno", o morro se caracteriza por ser o ponto mais alto da topografia do município, que está a 276 m acima do nível do mar.

Do alto da pedra, é possível visualizar toda a cidade de Aceguá e sua parte interior. Além disso, seu trajeto permite uma trilha ecológica e visão de formações rochosas. Sua localização fica na região Cerro dos Quietos, em Aceguá.

Vinícola Guatambu- Dom Pedrito

A reconhecida vinícola Guatambu fica localizada no coração do Pampa Gaúcho, município de Dom Pedrito, basicamente no meio da rodovia que segue paralela à divisa do Brasil com o Uruguai, a BR 293. Funcionando na Estância Guatambu, ela pertence a uma empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958.

Durante a visita, é possível participar de uma programação enoturística da vinícola: degustação, piquenique nos jardins, cursos de degustação e harmonização e o já consagrado Dia Épico, que inclui o almoço harmonizado de terroir. O tour, que é guiado por um enólogo, tem duração de 40 minutos, com degustação de 4 rótulos (1 vinho branco, 1 espumante, 1 vinho tinto da linha premium e o vinho ícone da Vinícola, Épico VI).

Os agendamentos são para mínimo duas pessoas, tendo o valor entre R$ 80 a R$ 100 por pessoa. O horário de funcionamento é de segunda a segunda, fins de semana e feriados, das 9h às 18h.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE