Brasileiros já podem viajar para os Estados Unidos?
Foto: DivulgaçãoMonday, 13 September 2021
Brasileiros ainda podem ingressar na terra do Tio Sam, mas, via de regra, têm de cumprir algumas imposições antes de seu desembarque por lá.
Uma legião de brasileiros tem nos Estados Unidos um de seus destinos de viagem favoritos. Mas, desde o começo da pandemia, ficou mais difícil voar entre o solo verde e amarelo e locais como Miami, Nova York e Chicago.
Isso porque o governo norte-americano colocou restrições para a entrada, em seu território, de viajantes provenientes do Brasil.
Brasileiros ainda podem ingressar na terra do Tio Sam, mas, via de regra, têm de cumprir algumas imposições antes de seu desembarque por lá.
Quarentena e testes
Uma delas é: não podem ter estado no Brasil nos 14 dias anteriores à sua chegada aos Estados Unidos. Isso obriga o viajante a passar estas duas semanas em um terceiro país, que não tenha restrições do governo norte-americano.
Uma destas nações (que, para muitos brasileiros, tem sido o lugar mais prático para passar esta espécie de quarentena de 14 dias) é o México, vizinho dos Estados Unidos e de fácil acesso para nós.
Já antes do embarque para a terra do Tio Sam, é preciso cumprir outra regra sanitária: os viajantes internacionais são obrigados a fazer um teste viral três dias antes do embarque para os Estados Unidos e fornecer documentação por escrito do resultado do teste, em papel ou cópia eletrônica, à companhia aérea.
Além disso, os viajantes também devem checar frequentemente o site www.cdc.gov, pois os regulamentos estão sujeitos a mudanças. Além disso, os viajantes devem estar em contato com a sua companhia aérea para informações sobre os regulamentos de embarque, trânsito e chegada nos Estados Unidos.
Para prestar atenção
Sócia da Fragomen no Brasil, multinacional especialista em assessorar viajantes a tirar vistos, Diana Quintas explica que, atualmente, brasileiros podem entrar nos Estados Unidos com o visto de turismo. Mas é importante seguir as recomendações clássicas: visto e passaporte válidos.
Além disso, há hoje outros países nos quais o viajante não pode ter estado nos 14 dias anteriores à sua chegada aos Estados Unidos, como Índia, China, Irã, África do Sul e diversas nações da Europa.
Sobre a opção de quarentena de 14 dias no México, Diana alerta que é fundamental saber que o país vem enfrentando aumento de casos de covid-19 e que, também, já decretou bandeira vermelha em algumas regiões, o que pode afetar a viagem de lá para os Estados Unidos.
Livres da quarentena
Há viajantes provenientes do Brasil que não precisam passar 14 dias em um terceiro país antes de ingressar nos Estados Unidos — mas podem ser submetidos ao rastreio e a outras medidas para entrarem nos EUA.
Entre eles estão cidadãos americanos e residentes permanentes [portadores de Green Card]. "Mas quem viaja a turismo precisa cumprir a quarentena de 14 dias em países autorizados", explica Diana.
Vale lembrar que os Estados Unidos pretendem liberar a entrada de passageiros totalmente vacinados, mas esta informação ainda não foi confirmada pelo governo de Joe Biden.
E muito importante: durante a pandemia, os procedimentos de ingresso em territórios estrangeiros podem mudar de uma hora para outra.
Antes de realizar qualquer viagem internacional nos dias de hoje, verifique se houve alterações nas regras de entrada do destino que você irá visitar, principalmente envolvendo questões sanitárias.
Para viagens aos Estados Unidos, informações atualizadas podem ser encontradas através dos sites https://travel.state.gov/ e https://br.usembassy.gov/pt/.