UE inclui Uruguai na lista de países seguros; Brasil ainda não
Foto: DivulgaçãoMonday, 04 October 2021
O bloco informou ainda que as viagens não essenciais para a UE provenientes de países ou entidades não listados estão sujeitas a restrições temporárias.
A União Europeia acaba de fazer uma revisão e incluiu o Uruguai em sua lista de países considerados como seguros para viagens de turistas aos países europeus do bloco. O Brasil continua de fora, além de Albânia, Armênia, Azerbaijão, Brunei Darussalam, Japão e Sérvia que foram removidos.
O bloco informou ainda que as viagens não essenciais para a UE provenientes de países ou entidades não listados estão sujeitas a restrições temporárias. No entanto, os estados-membros possuem a liberdade de autorizar a entrada de viajantes totalmente vacinados com as doses reconhecidas pela OMS ou pela entidade.
Conforme estipulado na recomendação do Conselho, a lista de países seguros continuará a ser revisada a cada duas semanas e, se for o caso, atualizada. A partir de hoje (9) os estados-membros devem suspender gradualmente as restrições de viagem nas fronteiras externas para residentes dos seguintes países:
- Austrália;
- Bósnia e Herzegovina;
- Canadá;
- Jordânia;
- Nova Zelândia;
- Catar;
- República da Moldávia;
- Arábia Saudita;
- Cingapura;
- Coreia do Sul;
- Ucrânia;
- Uruguai;
- China, sujeito a confirmação de reciprocidade.
Os critérios para determinar os países terceiros para os quais a atual restrição deve ser suspensa abrangem a situação epidemiológica e a resposta geral à covid-19, bem como a confiabilidade das informações e fontes de dados disponíveis. A reciprocidade também deve ser levada em consideração caso a caso. Os países associados ao Espaço Schengen (Islândia, Lichtenstein, Noruega, Suíça) também fazem parte desta recomendação.