Rússia fecha locais de trabalho por 9 dias para conter covid

Rússia fecha locais de trabalho por 9 dias para conter covid
Foto: Divulgação

Thursday, 21 October 2021

Período de 30 de outubro a 7 de novembro será considerado “não útil” e pago pelo governo, diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou nesta 4ª feira (20.out.2021) o fechamento de locais de trabalho no país por 9 dias a partir do final de outubro “para prevenir maior disseminação do coronavírus e proteger a saúde pública”. O período de 30 de outubro a 7 de novembro será considerado “não útil”. Eis a íntegra do comunicado em inglês (49 KB).

Durante a paralisação, os trabalhadores serão pagos pelo governo russo e será feita uma expansão da testagem para tentar identificar os casos.

O Kremlin informa que o governo russo e os altos funcionários regionais foram instruídos a alocar apoio financeiro para pequenas e médias empresas, bem como para organizações sem fins lucrativos de orientação social durante o período.

A Rússia tem visto um aumento de casos e mortes pela covid-19. No domingo (17.out), o país registrou um novo recorde de casos da doença em 24 horas. Foram 34.303 novas infecções reportadas.

No sábado, a Rússia ultrapassou pela 1ª vez desde o início da pandemia a marca de 1.000 mortes diárias, com 1.002 vítimas em 24 horas.

Nesta 3ª feira (20.out), foram reportadas 1.018 mortes e o total está em 226.253. São 34.073 novos casos detectados. Ao todo, o país registra 8.094.825 diagnósticos, segundo os dados oficiais do governo.

A Rússia tem 50,2 milhões de vacinados. A parcela de quem tomou ao menos uma dose de vacinas corresponde a 34% da população. Apenas 31% completaram o 1º ciclo de vacinação. Os dados vão até dia 15 de outubro e são da plataforma Our World in Data.

Os números estão aquém da meta do governo, que queria ter 60% da população vacinada até setembro. Nesta 3ª feira, o Kremlin admitiu pela 1ª vez uma “parcela de responsabilidade” pela falta de sucesso da campanha de vacinação.

A Rússia foi o 1º país a desenvolver e registrar oficialmente uma vacina contra a covid-19, a Sputnik V. A campanha de vacinação no país teve início em dezembro de 2020. A aceitação da população, no entanto, tem sido lenta. Muitos desconfiam do imunizante e temem efeitos colaterais.

Uma pesquisa realizada em fevereiro por sociólogos no Levada Centre revelou que mais de 60% dos russos não queriam se vacinar com a Sputnik V na época.

Sobre os motivos para rejeitar a vacina russa, 37% citaram o medo de efeitos colaterais, 30% disseram que esperariam o fim dos testes, 16% não veem sentido em se vacinar, 12% têm alguma contraindicação, 10% são contra qualquer vacina, 6% citaram outros motivos e 2% não souberam dizer o motivo.

Quando os dados da Sputnik V foram publicados na revista científica The Lancet, em fevereiro de 2021, os professores Ian Jones e Polly Roy resumiram o debate por trás da vacina.

“O desenvolvimento da vacina Sputnik V foi criticado por ter ocorrido às pressas e pela ausência de transparência”, afirmaram.

Muitos acreditam ainda que a vacina é apenas uma ferramenta política ligada à promoção do presidente Vladimir Putin. O próprio ainda não foi revacinado contra a covid. Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, ele tomará a dose de reforço quando seus médicos considerarem necessário. Segundo a Russian News Agency, ele tomou a 1ª dose da Sputnik V em 23 de março e a 2ª em 14 de abril.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE