Morro do Aipim em Blumenau terá uma "Cachoeira de Concreto"

Morro do Aipim em Blumenau terá uma
Foto: Divulgação

Thursday, 18 November 2021

A artista blumenauense, Elisa Joana da Silva, será a responsável pela arte que revitalizará a escadaria.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), em parceria com o projeto Movimento Tudo de Cor, irá revitalizar a escadaria do Morro do Aipim, que dá acesso à rua do antigo restaurante Frohsinn. No local será criada a “Cachoeira de Concreto”, idealizado e com execução da artista blumenauense, Elisa Joana da Silva.

O local já é utilizado pela comunidade e agora será revitalizado, com o intuito de receber cada vez mais visitantes. A artista Elisa Joana da Silva conta que o intuito é justamente denotar que o concreto em meio à natureza também deve ser valorizado. “Como o local é envolvo de mata, o conceito partiu da ideia de criar esta cachoeira, com desenhos de plantas e peixes dentro da realidade da cidade. Eu resido próximo ao local e vejo muitas pessoas utilizando o espaço, que depois de colorido deve receber ainda mais pessoas”, comenta.

Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, este é mais um espaço em Blumenau que merece ser valorizado. “A comunidade e turistas agora terão mais este local para visitação e contemplação em meio à natureza. Uma parceria importante, que poderá ser replicada em outros pontos da cidade”, destaca. 

A escadaria possui cerca de 50 metros e 121 degraus. A estimativa é concluir o trabalho em no máximo sete dias, com início no mês de dezembro. Serão utilizadas tintas específicas para ambientes externos, proporcionando maior durabilidade. Este será o primeiro projeto em parceria com a Tintas Coral, pelo Movimento Tudo de Cor, que já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.

Tudo de Cor  

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração. Ao longo de seus 10 anos de história, mais de 1,8 mil projetos foram entregues, 10,1 mil imóveis renovados, 4,6 mil pintores formados e 1 milhão de litros de tinta utilizados, mobilizando ao todo, mais de 45 mil voluntários.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE