Mudança de regras contra Covid prejudicam Natal de Blumenau

Mudança de regras contra Covid prejudicam Natal de Blumenau
Foto: Divulgação

Thursday, 02 December 2021

O ponto mais emblemático é o cancelamento do show nacional com a dupla Fernando & Sorocaba.

Os catarinenses estão desobrigados de usar máscaras ao ar livre. Isso deixou muitas pessoas contentes, mas outras não se importaram por nunca terem respeitado o uso do aparato. Há também aqueles que continuam usando, por segurança. Mas a autorização partiu do Governo do Estado e está em vigor desde a sua assinatura.

Contudo, segundo nova portaria da Secretaria de Saúde catarinense, grandes eventos ao ar livre onde não se possa manter o controle de contenção para evitar a proliferação do coronavírus – como shows e festas – estão  proibidos em todo o território estadual.

A regra vale para qualquer evento que tenha mais de 500 pessoas e não tenha condições de implementar o protocolo ‘Evento Seguro’, que exige o respeito às medidas sanitárias e libera acesso apenas a maiores de 18 anos totalmente imunizados (ou com apresentação de teste negativo de covid). Nesse caso as máscaras continuam obrigatórias. Para adolescentes entre 12 e 17 é exigida a apresentação de comprovação de, pelo ,menos, a primeira dose da vacina.

Esse endurecimento das regras veio após o alerta da da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a disseminação da variante Ômicron, a variante africana do coronavírus.

Mesmo com a proibição de aglomeração de pessoas em ambientes públicos ou privados, seja dentro ou fora do estabelecimento, espetáculos com fogos ainda podem acontecer, desde que respeitado o distanciamento mínimo.

Aqui na cidade, as atrações da Vila de Natal devem seguir com poucas alterações. Já a Cantata de Natal, coral que reúne cerca de 800 crianças, torna-se impossível no atual formato. O evento estreou no dia 25 e tinha previsão de repetir-se dia 9. Ainda está em aberto se ocorrerá ou em que moldes acontecerá. O Show das Águas da ponte da Ponta Aguda e as apresentações do coreto da Vila ainda estão em discussão.

O Réveillon – que contaria com palco para apresentações musicais e praça de alimentação na Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica – serão os mais prejudicados. Os fogos seriam disparados do Parque Ramiro Ruediger e o espetáculo demoraria seis minutos, mas agora tudo depende de uma nova definição da prefeitura.

A dupla sertaneja Fernando & Sorocaba faria um show nacional para animar o evento. Seria o evento com maior investimento em uma festa de fim de ano em muito tempo. Infelizmente, a apresentação dos músicos teve que ser descartada.

Ainda hoje novas atualizações sobre os ‘holidays’ em Blumenau devem ser divulgadas.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE