Balneabilidade da Praia Central está 100%

Balneabilidade da Praia Central está 100%
Foto: Divulgação

Tuesday, 18 January 2022

O único ponto impróprio é o da coleta feita na Lagoa de Taquaras.

De acordo com o relatório de balneabilidade que a Emasa promove e divulga, os dez pontos de coleta localizados na Praia Central mostram a qualidade da água do mar própria para o banho. As coletas foram feitas no último dia 12 de janeiro. Próprios também os pontos pesquisados na Praia de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. O único ponto impróprio é o da coleta feita na Lagoa de Taquaras. A coleta e análise de balneabilidade é feita pelo laboratório Freitag, credenciado pelo IMA.

"Relatório recente divulgado pelo IMA apontou dos 15 pontos de coleta nas praias de Balneário Camboriú, 10 impróprios para banho, mas o fato ocorreu devido ao dia em que foi feita a coleta, o último dia 10 de janeiro, quando a cidade estava passando pelo impacto das fortes chuvas ocorridas na região", esclarece o diretor-geral da Emasa, Douglas Beber.

A Emasa faz coletas periódicas, sendo que no verão até três vezes por semana, para ter um relatório de balneabilidade mais aprofundado que reflita a realidade das praias de Balneário Camboriú.
"O histórico de relatórios de balneabilidade tem demonstrado praticamente todos os pontos próprios para banho nas praias de Balneário Camboriú. Mas quando a coleta é feita em dias em que houve muita chuva, lógico que o relatório dá alterado. É um fato já conhecido que se repete. Especialistas sobre balneabilidade alertam, inclusive, que não se frequente o mar em período de muita chuva, quem dirá fazer coleta. Quando chove muito, a cidade é lavada, e as águas das ruas, galerias de drenagem, rios, vão todas para o mar alterando a balneabilidade", pontua a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriu, Maria Heloísa Lenzi.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE