Cinco motivos para observar aves na Costa Verde & Mar

Cinco motivos para observar aves na Costa Verde & Mar
Foto: Divulgação

Wednesday, 09 February 2022

A prática traz benefícios que vão além do que se pode ver.

A busca por áreas mais naturais e verdes tem estimulado o ecoturismo brasileiro. Como divulgado pelo Ministério do Turismo, foi a motivação de 18,6% dos viajantes em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a escolha de nove entre 10 turistas que participaram de um levantamento do Booking.com. Junto dessa procura, as atividades da área têm crescido a cada ano, como a Observação de Aves. Com roteiro recém-lançado na Costa Verde & Mar (SC), a prática traz benefícios que vão além do que se pode ver. Confira os cinco principais motivos para conhecer a atividade ainda este ano:

  1. Bem-estar: está comprovado que a observação de pássaros leva mais qualidade de vida aos praticantes. Estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que a atividade faz bem para a saúde, podendo até gerar apoio para tratamentos de ansiedade, depressão, entre outros.
  2. Contato com a natureza: as áreas mais propícias para a observação são as localizadas perto de matas e rios, pois concentram a maior parte das espécies. Essas regiões também são ideais para quem precisa recarregar as energias e ter momentos de paz.
  3. Nova atividade: além de uma atividade de ecoturismo, a observação de aves pode se tornar um passatempo, pois não exige muitos equipamentos ou habilidades, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição física. Quem busca saber mais, é possível encontrar materiais informativos on-line como, por exemplo, o Guia de Identificação de Aves da Costa Verde & Mar disponível de graça no site: https://www.ecoturismocostaverdemar.com/.
  4. Conhecimento: seja para leigos ou especialistas, a observação de pássaros gera muito aprendizado, pois a cada atividade o praticante é convidado a estudar sobre a espécie observada e a aprender mais sobre os seus hábitos e costumes. O observador passa a entender mais também sobre a natureza, o clima e a vegetação.
  5. Visitar um novo destino: por ser uma atividade de ecoturismo, a observação de aves conta com algumas áreas apontadas para a sua realização, como sítios, fazendas, parques, entre outros. Esses locais oferecem infraestrutura necessária para atender os observadores e guias locais que podem auxiliar os praticantes.

Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar:

O recém-lançado roteiro de observação de pássaros da Costa Verde & Mar (SC), reúne destinos indicados para a prática em todas as cidades da região turística, apontada como uma das mais propícias no Brasil para a atividade. Além da variedade de espécies, os locais possuem uma estrutura ideal para receber os observadores e equipes treinadas para acompanhar e auxiliar os interessados. Confira:

  • Balneário Camboriú: Estaleiro Village Pousada;
  • Balneário Piçarras: ONG SelvAge;
  • Bombinhas: Museu Charles Darwin;
  • Camboriú: Costa Rosa, Sítio Brilho Verde, Espaço Rural Clarear e Glashaus;
  • Itajaí: Parque Municipal da Atalaia;
  • Itapema: Sítio Família Marchi, Refúgio Rock Rural e Recanto do Guarapuvu;
  • Navegantes: Restinga;
  • Penha: Casa do Pôr do Sol;
  • Porto Belo: Ilha de Porto Belo.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE