Geoparque Caçapava: o novo aspirante ao selo da Unesco

Geoparque Caçapava: o novo aspirante ao selo da Unesco
Foto: Divulgação

Monday, 14 February 2022

A cidade de Caçapava do Sul apresenta uma rica e complexa geologia, com exposições de rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares.

O ano de 2021 foi marcado pela evolução dos trabalhos de geoparques no Brasil. Tanto os aspirantes Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC) e Seridó (RN) estão a uma etapa de entrar para a Rede Global de Geoparques (GGN) da UNESCO. Novos geoparques brasileiros se preparam para se candidatar, também, a receber essa chancela, dentre eles, o Geoparque Caçapava.

O novo aspirante apresentou à comunidade o dossiê de candidatura do município ao selo do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO durante a programação dos 190 anos de fundação de Caçapava do Sul, município do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no fim de outubro do ano passado.

O dossiê busca demonstrar a singularidade de Caçapava do Sul, em nível internacional, para as geociências. Expõe, ainda, toda a articulação do aspirante Geoparque Caçapava com seus parceiros, que inclui opções de hospedagem, artesanato, produção agropecuária familiar e com instituições de ensino, governamentais e culturais.

Caçapava do Sul apresenta uma rica e complexa geologia, com exposições de rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares. Estas litologias representam uma sucessão de rochas continentais e marinhas, com idade que varia de 500 a 760 milhões de anos.

As paisagens contam a história geológica e geomorfológica de parte da denominada província geológica Escudo Sul-rio-grandense. Aliado a isso, foram encontrados, nos sedimentos de seus arroios, fósseis de animais extintos da megafauna, da espécie preguiças-gigantes.

Ocorrem, ainda, diversas espécies vegetais raras e endêmicas do bioma Pampa, como cactáceas da espécie Parodia gaucha, por exemplo, e a ocupação humana em comunidades humanas tradicionais, como indígenas e, recentemente, pequenas propriedades familiares.

O geoparque, possui, atualmente, 24 geossítios cadastrados, contendo os mais variados tipos de sítios geológicos e geomorfológicos, desde afloramentos rochosos, cascatas, cavernas, rios e arroios, serras, morros e cerros. O Cerro do Bugio é um exemplo de atração turística. Formado por uma rica e complexa geologia, o local apresenta ocorrência de exposições de rochas metamórficas, plutônicas vulcânicas e sedimentares de idade Neoproterozóica, aproximadamente 570 milhões de anos, resultado de eventos vulcânicos do tipo explosivo.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é responsável pela elaboração do relatório de proposta encaminhada para a instituição local UNIPAMPA, em colaboração para articulação do encaminhamento do dossiê para a UNESCO. Após essa etapa -- onde a tramitação pode levar até 10 anos, como no caso do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul --, o SGB-CPRM atua como assessor técnico no que compete ao meio físico, em especial à geologia.

A candidatura do geoparque aspirante marca mais um passo na luta pela proteção ao meio ambiente local e na melhoria da economia baseada nos conceitos de desenvolvimento sustentável. A cidade de Caçapava do Sul é considerada a capital gaúcha da geodiversidade e a entrada do geoparque na Rede Global de Geoparques da UNESCO marcaria ainda mais esse título.

O dossiê será analisado pela UNESCO que irá avaliar o documento técnico e o potencial do território. O próximo passo será o envio de uma equipe de avaliadores especialistas para o local, como forma de checagem e conhecimento de pontos específicos do Geoparque Caçapava e de toda estrutura existente e ainda conhecer e dialogar com as entidades parceiras que estão envolvidas na gestão ambiental do território.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE