Festival Folclórico de Parintins, Amazonas

Festival Folclórico de Parintins, Amazonas
Foto: Divulgação

Monday, 09 May 2022

Apresentador oficial do Boi-Bumbá da cor vermelha, cantor sugeriu como DDD o evento realizado no estado do Amazonas.

A Dica De Destino desta semana é do apresentador do Boi-Bumbá Garantido, Israel Paulain, e vem no ritmo das toadas do Festival Folclórico de Parintins (AM) que, para ele, é o maior espetáculo da Terra. A websérie quinzenal DDD traz vídeos curtos de personalidades, dos mais variados segmentos, recomendando cidades e atrativos turísticos nacionais que merecem ser descobertos pelos turistas.

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, conhecida como Boi Garantido, e a Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, conhecida como Boi Caprichoso, são os bois folclóricos que competem anualmente no Festival de Parintins, no Amazonas. Neste ano, o megaevento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. Em 2018, o Boi Bumbá do Amazonas foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mais informações do festival: https://www.festivaldeparintins.com.br/.

Apresentador oficial do Boi-Bumbá Garantido há 20 anos, Israel Alexandre Muniz Paulain nasceu no dia 23 de dezembro de 1982. Sua estreia na arena se deu aos 5 anos de idade como brincante da batucada (1988) na inauguração do Bumbódomo e, depois, como locutor do boi, em 30 de junho de 1995. Em 2001, na última noite do Festival de Parintins daquele ano, foi anunciado como próximo apresentador do boi-bumbá que representa as cores vermelha e branca. No ano seguinte, estreou oficialmente.

“A Dica De Destino, DDD, de hoje é pra você conhecer Parintins, a terra do maior festival folclórico do mundo, o maior espetáculo da Terra. Venha conhecer nossas iguarias, a nossa identidade cultura”, disse. “Vem para Parintins!”, completou.

As evoluções dos integrantes dos Bois Garantido e Caprichoso são avaliados por jurados após três noites de evento. Vence a agremiação que conseguir as maiores notas. A festa leva à arena um espetáculo repleto de simbolismo regional, representando os povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte do país. A festividade deve contar com cerca de R$ 6 milhões em recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

GARANTIDO

O Boi-Bumbá Garantido, o Boi de coração na testa, foi criado por Mestre Lindolfo Monte Verde, filho de Alexandrina Marinho, carinhosamente conhecida como Dona Xanda. Carrega o nome Garantido porque foi dito a São João Batista que, no embate com outros bois rivais, sua “madeira” (chifre) nunca quebraria, isso era “garantido”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE