Três dicas úteis para iniciar uma nova vida em Portugal

Três dicas úteis para iniciar uma nova vida em Portugal
Foto: Divulgação

Tuesday, 10 May 2022

Entenda quais as vantagens para quem tem a cidadania portuguesa.

Mudar para um novo país nem sempre é tarefa fácil e, geralmente, envolve muito planejamento e uma boa dose de coragem. A dificuldade com um novo idioma costuma pesar nessa decisão e é justamente por isso que muitos brasileiros têm optado por viver em Portugal. Além dessa inigualável vantagem, existem muitas outras, como segurança, saúde e educação de qualidade. Mesmo assim, a mudança oferece alguns desafios, como a adaptação à cultura e, também, o conhecimento sobre os trâmites burocráticos locais. Por isso, existem algumas dicas práticas que podem facilitar a vida de quem chega ao país.

Uma delas diz respeito ao acesso à Saúde. Apesar de o Serviço Nacional de Saúde estar disponível para todos, é necessário obter um número de seguro social português e se registrar como residente para ter acesso aos cuidados médicos, explica o advogado israelense Itay Mor, fundador do Clube do Passaporte, empresa com sede no Brasil especializada em processos para obtenção da cidadania portuguesa. “Em Portugal a Saúde é financiada pelo governo, com acesso gratuito para menores de 18 e maiores de 65 anos e fortemente subsidiada para todos os demais. Já para não cidadãos, os preços são bem mais elevados”, conta.

Mor também ressalta que um dos documentos mais importantes para os recém-chegados em Portugal é o NIF (Número de Identificação Fiscal). “Muito parecido ao CPF no Brasil, o NIF é utilizado de forma mais frequente, em situações como alugar uma casa, realizar compras em supermercados e para conseguir o número do seguro social. Para obter o NIF basta ir ao Serviço de Finanças da cidade onde vai residir. O processo é muito simples, mas necessário”, afirma.

Uma terceira dica fundamental para facilitar a vida de quem está chegando ao país lusitano é adotar o serviço Multibanco, o meio de pagamento mais popular e mais aceito do país. “Ele funciona como uma central de todas as instituições financeiras, permitindo realizar diversas operações bancárias como consultas, pagamentos e até compra de bilhetes de transporte, por exemplo. Quem pensa em morar em Portugal dificilmente irá conseguir fugir desse serviço”, alerta Mor.

O advogado destaca ainda que o país também oferece diversos incentivos fiscais para aqueles que são cidadãos. “Por isso, buscar a cidadania portuguesa é uma das principais dicas a ser seguida. Muitos brasileiros têm esse direito e nem sabem. Mas para quem de fato deseja iniciar uma vida em Portugal e na Europa, vale a pena investigar e garantir pleno acesso a todos os direitos e benefícios oferecidos a quem é, de fato, considerado cidadão português”, finaliza.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE