Classes C e D gastam mais com passagens aéreas em março

Classes C e D gastam mais com passagens aéreas em março
Foto: Reprodução

Tuesday, 17 May 2022

Gastos com Rede online e Automóveis e Veículos também subiram, enquanto os setores Diversão e Consumo e Telecomunicações mostraram recuo no mês passado.

Os brasileiros das classes C e D aumentaram os gastos com passagens aéreas em março em comparação a fevereiro, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.

Exceto o Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).

Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE