União Europeia decide restringir visto a turistas russos
Foto: ReproduçãoWednesday, 31 August 2022
Diplomatas do bloco anunciaram suspensão de um acordo com Moscou que facilitava a concessão de visto a cidadãos da Rússia.
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,1% no trimestre encerrado em julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%.
Em uma das principais retaliações a cidadãos russos por conta da guerra na Ucrânia, a União Europeia decidiu nesta quarta-feira (31) restringir o acesso de turistas da Rússia a vistos para entrar em qualquer país do bloco.
A medida, que já era esperada, suspende um acordo de facilitação para vistos entre a União Europeia e a Rússia.
Os países da UE exigem visto a turistas russos - o que não acontece no caso de brasileiros, que não precisam de visto para entrar nos países do bloco europeu - mas, um acordo feito entre Bruxelas e Moscou havia facilitado o processo.
Agora, será muito mais difícil e, principalmente, mais caro para um cidadão russo conseguir cruzar as fronteiras do bloco europeu.
A decisão foi feita pelos ministros de Relações Exteriores dos países da UE, que se reuniram nesta terça-feira na República Tcheca, e anunciada pelo chefe da diplomacia do bloco, Josep Borell.
Proibição total
A possibilidade de proibir totalmente a entrada de russos na União Europeia foi levantada na reunião dos ministros, mas não houve consenso.
Alguns países do bloco já haviam, de forma isolada, cancelado vistos para turistas russos, como a República Tcheca e a Polônia. Desde então, no entanto, eles exigiram que Bruxelas promulgasse uma proibição completa e coletiva.
Borrell disse que houve um aumento substancial nas passagens de fronteira da Rússia para os estados vizinhos desde meados de julho.