Notícia de nova greve é mentira

Notícia de nova greve é mentira
Foto: Reprodução

Friday, 01 June 2018

Grupos mal-intencionados têm usado a falta de costume das pessoas de verificar as fontes para criar boatos, como o da Intervenção Militar que acusamos semana passada.

Infelizmente a maioria dos brasileiros é constituída de ‘leitores de manchete’, que são pessoas que lêem apenas o título da notícia, presumem do que se trata, formam o opinião e – pior – até compartilham coisas que sequer se deram ao trabalho de ler, se muito, até o fim.

É por conta dessa preguiça literária que as notícias falsas – as alegadas fakenews (termo cunhado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua campanha) – têm se tornado a arma perfeita nas mãos de políticos de má índole, movimentos sem caráter e das mais diversas ‘instituições’ mal intencionadas. Proselitismo ganhou conotação de epidemia.

Como se duas ou três notícias falsas – sobre aquela sobre a Intervenção Militar – não fossem o bastante para que as pessoas tivessem aprendido a confirmar as fontes, nesta sexta se alastra mais uma fakenews que parece ter como único intuito desestabilizar o já caótico Brasil.

A notícia dava conta de que neste domingo os caminhoneiros fariam nova greve e que dessa vez a paralisação seria ainda pior do que a ocorrida na semana passada. Mentira.

Milhares de pessoas estão, de forma incauta, compartilhando essa baboseira pelo WhatsApp e criando um pânico desnecessário. A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) desmentiu o mais rápido que pôde a mentira que tem sido compartilhada afirmando que o Transporte Rodoviário de Cargas vai parar de novo amanhã.

Nesta sexta (01/06) o Ministério dos Transportes reiterou que o trabalho dos grupos de segurança continuam presentes para evitar novos bloqueios e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) catarinense garante que a história não passa de um boato sem fundamento.

Ainda não se sabe quem seriam os beneficiários com a criação de pânico entre as pessoas, mas as forças policiais têm investigado. As suspeitas recaem, como sempre, dos usual suspects (‘suspeitos de costume’, termo amplamente usado em filmes policiais do tipo noir) como militantes de esquerda, sindicatos rancorosos por terem perdido o imposto sindical e políticos que tem, de todas as forças, tentado enfraquecer o governo Temer (MPD), já esquálido.

Curiosamente, os políticos que mais têm criticado o Nosferatus do Planalto são aqueles alinhados ao PT, partido de Dilma Rousseff, de quem Temer era vice. Coerência mandou um abraço.

É muito importante – se não fundamental – que sejamos muito cautelosos ao compartilharmos notícias. Têm fonte? É de veículo conhecido e confiável? Há mais citações na internet? Soa absurdo ou oportunista? Sempre se pergunte isso antes de compartilhar.

O WhatsApp – que tem sido uma incomparável ferramenta de comunicação – infelizmente tem sido usado por gente sem escrúpulo como veículo de disseminação de mentiras, uma vez que seu engajamento é enorme, sua pulverização tem uma velocidade superior a qualquer outro meio de informação e áudios quase nunca têm a legitimidade de suas origens checadas.

Então, fique tranquilo. Não vai ter greve amanhã. Mas, por favor, aprende a ler as notícias até o fim e se certificar da veracidade daquilo que compartilha. Afinal, todos somos afetados pelo caos.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE