Divulgado o nome do administrador da 'Capivara Liguaruda'
Foto: FacebookFriday, 04 September 2020
Pasmem... não era uma capivara. E pasmem mais ainda: é um assessor do deputado Ricardo Alba.
E parece que a Capivara Linguaruda nem era uma capivara de verdade, no final das contas. Tratava-se de Allison do Nascimento, educador físico que trabalha na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) como assessor do deputado – e pré-candidato à prefeitura de Blumenau – Ricardo Alba. E não, não vamos colocar a foto dele aqui. Respeitemos seus direitos.
A página focava em atacar os também pré-candidatos João Paulo Kleinübing e Mário Hildebrandt (atual prefeito) usando de notícias reais publicadas pela imprensa e também falácias, como dizer que JPK foi “condenado pelo Tapete Negro”: o que é mentira.
Alba diz desconhecer o fato de que seu assessor gerava a página. É comum as coisas lhe escaparem do controle quando você tem um alto cargo. Lula e Flávio Bolsonaro também não sabiam. Se é aceitável para um lado...
Allison, por sua vez, assume toda a responsabilidade pelo ocorrido, tentando se esquivar dizendo, em texto para o competente jornalista Alexandre Gonçalves (do Informe Blumenau, leia a matéria no link) que “criticava todo mundo” (apesar de nunca criticar Alba), “nunca trouxe inverdades” (apesar de afirmar que Kleinübing havia sido condenado no Tapete Negro, mesmo que ele tenha sido, na verdade, absolvido), “tem direito à liberdade de expressão” (omitindo que está vedado o anonimato) e salientando que nenhum de seus colegas no Legislativo tinha ciência da página. O texto mandado a Gonçalves, inclusive, muito bem escrito. Quase profissional. Daria para achar que foi feito por uma assessoria de comunicação. Parabéns.
O viés favorável a Alba nas postagens era bastante óbvio, como analisamos nesta matéria aqui.
João Paulo Kleinübing – tido como candidato favorito na corrida pela Prefeitura – solicitou na Justiça a remoção da página e quebra do sigilo de seu criador, que foi autorizada. Allison poderá responder judicialmente. Que bom que é formado em Educação Física, porque vai ser uma longa corrida.
Já Alba, que se diz contrário às fake news (embora viva dando à imprensa nomes de possíveis vices que já lhe descartaram) pode até não ter ligação com a página, mas fica a cargo da Justiça Eleitoral decidir isso. O desfecho é incerto. Na pior das hipóteses, eleitoralmente, ele poderia ser obrigado a abrir seu programa eleitoral cedendo direito de resposta a Kleinübing e Hildebrandt.
E isso realmente não seria nada bom.