Blumenau amanhece bastante preocupada com o nível do rio

Blumenau amanhece bastante preocupada com o nível do rio
Foto: Jaime Batista da Silva

Tuesday, 06 June 2017

Chuvas voltaram no início desta semana e colocaram a cidade novamente em risco de enchente.

Não é novidade nenhuma. Se choveu constantemente durante mais de dois dias em Blumenau (SC), o risco de acontecer algum problema relacionado às cheias é iminente. E as chuvas estão aí desde o começo da semana passada.

Depois de um retorno do sol na quinta-feira (01/06), não levou muito tempo até voltar a cair água do céu e todos estão atentos ao nível do rio e aos alagamentos que não demoraram para aparecer em algumas ruas.

No fim da tarde de ontem (05/06) o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) emitiu uma nota pouco animadora. A previsão era de que o nível do Rio Itajaí-Açu atingisse 8,45m durante a madrugada de hoje (06/06). Essa medida já é suficiente para alagar pelo menos sete ruas de grande circulação no município. Ao fim do dia, o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) realizou uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau e um novo encontro está marcado para a manhã desta terça-feira, inclusive com a presença do governador Raimundo Colombo.

De domingo (04/06) pra cá, a Defesa Civil registrou mais de 100 ocorrências causadas pelo volume das chuvas. As principais envolviam deslizamentos e obstruções de algumas vias. Se você presenciar alguma, pode entrar em contato com as autoridades pelo telefone 199.

A previsão para os próximos dias é de chuva persistente até pelo menos quinta-feira, dia 8. Para se ter uma noção, ontem choveu aproximadamente dois terços do volume da média histórica do mês de junho, que é de 91mm.

O abrigo da Igreja Evangélica Livre, no bairro Itoupava Norte, está preventivamente aberto para pessoas que forem prejudicadas por deslizamentos ou enchente. Para saber a medida exata do nível do rio, lembre-se que temos uma janela exclusiva para isso na Página Inicial do BLUMENEWS. Os canais abaixo também estão disponíveis para a comunidade:

E não se esqueça. São em momentos de dificuldades que podemos e devemos colocar em prática a solidariedade. Vamos ajudar o próximo. E que os danos com essas chuvas sejam mínimos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE